Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Polícia Federal faz ação contra quadrilha que ataca agências da Caixa

Bando é especializado em 'pescar' dinheiro de caixas eletrônicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10) a segunda fase da operação Pesca Urbana, para desarticular uma quadrilha especializada em furtos em terminais de autoatendimento de agências da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras. Somente neste ano, 545 ocorrências vinculadas à organização criminosa foram registradas em unidades da PF em todo o Brasil. O valor do dinheiro furtado não foi informado.

A ação desta quarta visa a prisão de integrantes da quadrilha, apreensão de elementos de provas e de bens adquiridos com o produto dos crimes para ressarcir os prejuízos causados.

Carro da polícia federal deixa prédio
Polícia Federal faz ação contra furtos em agências da Caixa - Zanone Fraissat - 30.set.21/Folhapress

Ao todo, os policiais federais cumpriram 18 mandados de prisão preventiva, sendo nove em São Paulo, e 34 mandados de busca e apreensão, sendo 33 em São Paulo.

A operação também, buscou bloquear bens nos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo.

Até esta quarta, 49 pessoas envolvidas com a organização criminosa já haviam sido presas em flagrante por furto a agências bancárias em diversos estados brasileiros.

A operação foi denominada Pesca Urbana em razão do sistema utilizado pelo grupo criminoso para "fisgar" envelopes com dinheiro depositado em terminais de autoatendimento de agências bancárias.

As apurações iniciaram em janeiro, a partir do ataque da organização criminosa a nove agências da Caixa na Serra Gaúcha, resultando na primeira fase da operação, iniciada em 23 de abril deste ano.

Mesmo assim, segundo a PF, a organização criminosa prosseguiu com ataques a agências da Caixa nas regiões da Grande Porto Alegre, do litoral do Rio Grande do Sul e em outros estados.

Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e outras práticas criminosas que venham a ser identificadas na sequência das investigações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.