Veja os documentos para pedir benefícios do INSS na pandemia
Solicitações são feitas a distância; segurados devem enviar toda a papelada pela internet
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Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que reúnem as condições mínimas para pedir benefícios só conseguem fazer a solicitação a distância, por causa da pandemia de coronavírus.
O pedido pode ser feito feito por telefone, na Central 135, ou pela internet, no portal ou no aplicativo Meu INSS. Ao fazer a solicitação, o segurado deve anexar a documentação que comprove o direito ao benefício.
O Agora traz a lista de documentos necessários, conforme o tipo de pedido. “Sem data confirmada de reabertura dos postos, o segurado precisa usar o meio digital para solicitar o benefício. Não é vantajoso esperar reabrir os postos porque o governo já prorrogou por cinco vezes a previsão de retorno das atividades”, diz o advogado Guilherme Portanova, do escritório Portanova & Paiva.
Para as aposentadorias por idade ou por tempo de contribuição, é mais fácil conseguir a comprovação das informações e a liberação do benefício, pois os dados do segurado devem estar no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
No entanto, se for necessário, será preciso apresentar documentos que comprovem o tempo de contribuição, como a carteira de trabalho, para quem é assalariado, ou carnês de contribuição, para os autônomos.
Outros documentos que ajudam a provar os pagamentos ao instituto são holerites antigos, contrato de trabalho, termo de rescisão e extrato analítico do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Nestes casos, é importante conter os dados do empregado e do empregador, além de data de entrada e saída do emprego.
“A documentação correta evita pendências no processo e mais trabalho para o segurado. Se tem algum problema, o INSS manda um SMS avisando do erro e o segurado tem 30 dias para arrumar. Se ele não fizer isso, o pedido é negado”, diz Silvana Bekouf, advogada da Previ Rápido Consultoria.
Auxílio doença exige atestado médico
Com a pandemia, houve uma série de mudanças na concessão do auxílio-doença. “Como as agências do INSS estão fechadas, foram dispensadas, temporariamente, as perícias”, explica o advogado Átila Abella, do blog Previdenciarista, especialista em dicas sobre os benefícios do INSS.
Além de comprovar que está apto para receber o benefício, com as contribuições em dia ou dentro do chamado período de graça, o segurado também precisa enviar um atestado médico confirmando o motivo do afastamento do trabalho.
“O atestado precisa ter algumas informações fundamentais para ser aceito pelo INSS, por exemplo, a data de emissão e o período do afastamento”, diz Abella. O documento precisa estar assinado pelo médico e com o CRM, que é o número do registro dele no Conselho Regional de Medicina.
Na pandemia, o INSS também está recebendo pela internet os pedidos de BPC (Benefícios de Prestação Continuada), que fazem parte dos programas da área social do governo. O valor é de um salário mínimo (R$ 1.045) e precisa comprovar ou a incapacidade ou a idade.
Para ter direito, a renda por pessoa da família deve ser de até R$ 261,25. O idoso deve ter a partir de 65 anos. No caso dos deficientes, não há idade mínima. Na pandemia, o INSS adianta o valor de R$ 600.
Fuja da fila | Como fazer os pedidos
- Os postos da Previdência estão fechados desde março, por causa da pandemia de coronavírus, mas é possível fazer o pedido de benefício pela internet
- Para acertar na solicitação e ficar menos tempo possível na fila de espera, os segurados devem enviar os documento corretos
Documentação básica
- Para todos os tipos de benefícios, há uma lista básica de documentos que devem ser apresentados, que incluem:
- RG ou outro documento válido, com foto
- CPF
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), esse é o documento mais importante para os trabalhadores com carteira assinada
- Carnês de pagamento, para o autônomo
- GPS (Guia da Previdência Social), para provar períodos em que pagou como facultativo ou autônomo
Para quem vai pedir a aposentadoria por idade
- Neste ano, o homem precisa ter 65 anos de idade e a mulher, 60 anos e seis meses
- São exigidos, no mínimo, 15 anos de contribuição ao INSS
Fique ligado
- Não é necessário que o tempo de contribuição seja consecutivo Se a pessoa parou de pagar o INSS e voltou depois, todos os períodos contam
Documentos necessários:
- Holerites, que provem tempo de contribuição
- Original ou cópia autenticada da Ficha de Registro de Empregados ou do Livro de Registro de Empregados
- Original ou cópia autenticada do cartão, livro ou folha de ponto do trabalhador
- Contrato individual de trabalho
- Termo de rescisão
Para quem vai pedir a aposentadoria por tempo de contribuição
- O segurado que pede esse benefício deve comprovar o tempo mínimo de pagamentos ao INSS
- Desde que a reforma da Previdência foi aprovada, há quatro regras de transição: por pontos, por idade mínima, por pedágio de 50% e por pedágio de 100%
- É preciso conferir qual é o tempo mínimo necessário
Veja os documentos necessários para comprovar tempo de contribuição:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carnês de autônomo
- Extrato analítico da conta vinculada do FGTS, carimbado e assinado por empregado da Caixa Econômica Federal e contendo dados do empregador, data de admissão e data de rescisão (se for o caso)
- Crachá e cartões de visita da empresa, que conste seu nome como funcionário
- Acordo coletivo de trabalho, mostrando que o trabalhador fazia parte da categoria e esteve empregado no período que quer provar
- Comprovante de recebimento do FGTS na demissão
- Recibos de pagamento da época do trabalho que quer comprovar, com identificação do empregador e do empregado
Para o auxílio-doença
- O auxílio-doença, hoje chamado de auxílio por incapacidade temporária, é um benefício temporário para quem é filiado ao INSS e apresenta problemas de saúde
- Ele é pago caso o tempo de afastamento seja superior a 15 dias
Perícia a distância
- A concessão do benefício depende de uma perícia médica que vai avaliar a incapacidade do segurado e também o tempo de duração do afastamento
- No período da pandemia, com as agências fechadas , o auxílio é concedido de forma emergencial, mas precisa ter atestado médico válido
Documentos necessários:
- Documento de identificação com foto e CPF
- Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carnês de pagamento, para o autônomo
- Atestado médico válido
O atestado precisa ter:
- Período determinado de afastamento ou do repouso
- Assinatura, número do CRM e carimbo de identificação do médico
- Data de emissão do atestado
- CID, código de classificação da doença, que aparece na tabela internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde)
Para quem vai pedir o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do idoso
- Esse benefício é pago a idosos de baixa renda com 65 anos ou mais
- O idoso ou idosa precisa comprovar, além da idade, a condição de vulnerabilidade social
- Para isso, a renda por pessoa da família deve ser de até um quarto do salário mínimo (R$ 261,25)
Veja os documentos necessários:
- Documento de identificação com foto e CPF
- Cadastramento do beneficiário e de sua família no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal)
- Declaração de renda do grupo familiar
Para quem vai pedir o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do deficiente
- Assim como o benefício do idoso, o BPC do deficiente também faz parte da Loas (Lei Orgânica de Assistência Social)
- Neste caso, não há exigência de idade mínima, mas é necessário comprovar a incapacidade física ou mental e se enquadrar no limite de renda
Veja os documentos necessários:
- Cadastramento do beneficiário e sua família no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal)
- Declaração de renda do grupo familiar
- Atestados que indiquem a deficiência
- Exames
- Laudos médicos detalhando a doença
Como fazer o pedido
- O segurado precisa fazer um cadastro no site Meu INSS e enviar cópias dos documentos, por meio de foto
- A foto pode ser feita pelo celular ou pode ser uma imagem escaneada
- Acesse o site meu.inss.gov.br
- Informe o CPF e a senha
- Vá em “Agendamentos/Solicitações”, primeiro item no centro da tela
- Clique em “Novo requerimento”
- Escolha o tipo de benefício e clique na seta azul, à frente
- Clique sobre o tipo de benefício que você vai pedir; depois, vá em “Atualizar”
- Na página seguinte, se necessário, atualize os dados e, em seguida, vá em “Avançar”
- Responda as perguntas que o sistema irá fazer e clique em “Próximo”
- Siga o passo a passo e, quando solicitado, envie as cópias dos documentos
- Anote o número de protocolo para acompanhar o processo
Importante
- Todo o processo de pedido de benefício é gratuito
- O segurado pode tirar dúvidas pelo telefone 135
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Atila Abella, do site Previdenciarista, e Silvana Bekouf, da Previ Rápido Consultoria