Descrição de chapéu Coronavírus

Testes RT-PCR de Covid serão divulgados em até 48 horas na capital paulista

Portaria da prefeitura cria prazo máximo para exame nas UBSs

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os resultados de testes RT-PCR para detectar o novo coronavírus na rede municipal de Saúde de São Paulo passarão a ser divulgados em até 48 horas, pela internet, ou em até 72 horas se a pessoa que fez o exame preferir buscar o laudo na própria unidade de saúde.

A norma será publicada nesta quinta-feira (26) em uma portaria para regulamentar um decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB), da última terça-feira (24), que determina a Secretaria Municipal da a Saúde tomar medidas para redução do prazo para apresentação do resultado dos exames RT-PCR para Covid-19 na rede pública.

O decreto, porém, não especifica prazo, por isso a publicação da portaria. Segundo apurou a reportagem, dificilmente o resultado de exames RT-PCR é divulgado antes de 72 horas nas unidades básicas de saúde da capital.

O RT-PCR, também chamado de teste molecular, detecta a presença do material genético do vírus SARS-CoV-2, e é o de referência da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Caio Ferreira, 25 anos, faz exame RT-PCR para Covid-19 em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, em evento para realizar testagem na comunidade - Eduardo Anizelli - 25.jun.21/Folhapress

Segundo Guilherme Furtado, líder médico do departamento de infectologia do Hcor, de São Paulo, é importante divulgar o resultado o quanto antes, porque no caso de resultado positivo para a infecção, o doente pode logo entrar em período de isolamento. "O paciente faz o exame, vai para casa e, às vezes, não sabe se está infectado. Ele pode até manter as suas atividades rotineiras e possivelmente infectar mais pessoas", afirma.

Apesar de elogiar a medida, o médico diz que o prazo de 48 horas ainda é longo. "Em laboratórios privados é possível ter o mesmo resultado em até 24 horas", afirma. "Mas já é um grande avanço porque identifica o paciente que está positivo e porventura sintomático."

Segundo Furtado, a avaliação clínica também é necessária. "É importante para entender como o paciente está. Se é assintomático ou pouco sintomático, ou se já tem comorbidades e deveria ser o caso de internação", diz"

Segundo a secretaria, do início da pandemia até 15 de agosto, a rede municipal realizou 3.664.495 testes contra Covid-19 na cidade de São Paulo. Do total, a maioria é do tipo RT-PCR (2.803.306). Os demais são rápidos (500 mil) e sorológicos (361.189),

Dos 1.402.877 infectados com o novo coronavírus na capital paulista desde março do ano passado, 77,85% dos casos foram identificados por meio de exames laboratoriais, de acordo com boletim divulgado pela prefeitura na noite da última terça-feira.

Os demais critérios para confirmação dos casos foram clínicos (20,01%), clínico-epidemiológico (1,62%) e clínico-imagem (0,49%). Também há 370 (0,03% sem informação).

A cidade de São Paulo, que soma mais de 36 mil mortes provocadas pela doença, tinha na terça-feira 638 pessoas internadas com Covid-19, sendo que 359 estavam em leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Para Sérgio Zanetta, médico sanitarista e especialista em saúde pública, é preciso testar também pessoas próximas ao paciente. "A possibilidade de realizar a testagem extensiva nos pacientes e sobretudo nos seus contactantes, é uma das condições para o controle da Covid-19", afirma.

"Temos quase dois anos de atraso na ampliação da testagem e o fato de resultado acontecer só três dias após o teste, e isso que estou falando de pacientes com sintomas clínicos, é um tempo muito grande", afirma ele, que considera tardio o anúncio da redução da entrega dos laudos. "Mas antes tarde do que nunca. Isso é uma questão de organização do fluxo de produção."

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que informava a edição anterior deste texto, o nome correto do teste é RT-PCR. O texto foi corrigido.

Notícias relacionadas