Descrição de chapéu Coronavírus

Grandes eventos terão de exigir 'passaporte de vacina' na capital paulista

Norma passa a valer no dia 30; prefeitura vai lançar aplicativo para ser usado por frequentadores e organizadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem quiser entrar em grandes eventos na capital paulista a partir do próximo dia 30 terá de comprovar que tomou ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A regra do "passaporte de vacina" foi anunciada na manhã desta segunda-feira (23) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), durante o início da vacinação de crianças de 12 anos com comorbidades, no Shopping Vila Olímpia, na zona sul da cidade.

O prefeito chegou a incluir bares e restaurantes na medida, mas, horas depois, a prefeitura voltou atrás e disse que para esses setores o passaporte da vacina será uma "recomendação".

O secretário da Saúde, Edson Aparecido, afirmou ao Agora que até sexta-feira (27) será lançado um aplicativo com a comprovação da vacinação, para ser usado pelos paulistanos.

“Quando liberar o aplicativo, é só se cadastrar no site da prefeitura, informando a unidade onde foi imunizado e a data. Após a conferência das informações, a pessoa fica autorizada a entrar nos ambientes”, disse.

Aparecido acrescentou que será preciso direcionar o celular para um QR Code no estabelecimento, que também precisará ter o aplicativo. A partir daí será informado se o cliente foi imunizado com ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus.

“Caso não constar vacina, a pessoa terá de ser barrada. A Vigilância Sanitária irá fiscalizar os estabelecimentos e, caso alguém sem vacina esteja no local, uma multa será aplicada”, afirmou o Nunes, que disse ainda não ter os valores das punições. “Até sexta, estará tudo organizado.”

Neste fim de semana, o primeiro sem restrição de horário e capacidade de público, bares estavam lotados na capital, também em razão do calor.

Vacinação

Desde quarta-feira passada (18), a capital paulista vacina adolescente com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades, além de gestantes e puérperas.

O primeiro grupo tem 48 mil pessoas de 16 a 17 anos, segundo a secretaria, mas até sábado apenas 9.314 jovens dessa faixa etária haviam sido imunizados na cidade, representando 19,4% da meta. Entre os de 12 a 15 anos são esperados cerca de 93 mil jovens.

SAIBA COMO COMPROVAR COMORBIDADES PARA TOMAR A VACINA

Os adolescentes só podem ser vacinados com doses da Pfizer, único imunizante permitido para esta faixa etária, até o momento, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.