São Paulo fecha inverno com o dia mais quente do ano
Termômetro na capital paulista chegou aos 35,7ºC, segundo o Inmet
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira (20) o recorde de dia mais quente do ano ao atingir 35,7ºC, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A medida foi feita na estação convencional, no Mirante de Santana. Antes, a anterior havia sido 34,1ºC registrada no dia 30 de janeiro. A primavera começa nesta quarta-feira (22), às 16h21 (horário de Brasília).
Além disso, a temperatura máxima é a maior desde o dia 30 de setembro do ano passado quando a capital paulista viu os termômetros chegarem a 37,1°C e atingir a segunda maior temperatura de toda a série histórica das medições feitas pelo Inmet no município, que teve início em 1943. O recorde de temperatura máxima absoluta para a capital é de 37,8 °C em 17 de outubro de 2014.
Já nesta terça (21), a aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas com rajadas de vento, principalmente entre o final da tarde e à noite, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
No litoral paulista, a chegada de um ciclone extratropical vai gerar uma ressaca no mar e ocasionar ondas que podem chegar a até 3,5 metros, além de rajadas de vento de até 60 km/h.
Na capital paulista, a madrugada e a manhã ainda serão muito abafadas e as temperaturas ainda sobem bastante no início da tarde, com máxima prevista de 33ºC. No período da noite, volta a chover na cidade, com intensidade moderada a forte.