Descrição de chapéu clima chuva

Capital paulista registra a tarde mais quente do inverno neste ano

Cidade atingiu máxima de 33,7°C e superou a marca anterior, de agosto, que era 32,8°C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O paulistano encarou nesta quarta-feira (28) a tarde mais quente do inverno neste ano. Na hora mais quente do dia, às 16h, os termômetros apontavam média de 33,7°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Anteriormente, a tarde mais calorosa havia sido no dia 26 de agosto, quando foi registrada média de 32,8°C. A temperatura foi considerada até então não só a maior deste inverno como também a maior já registrada para um mês de agosto nos últimos três anos.

Mas a expectativa que os termômetros batessem o recorde deste ano, contudo, não foi superada. O dia mais quente de 2021 foi em 30 de janeiro. Na ocasião, a média máxima na cidade de São Paulo foi a 34,1ºC.

Mas, apesar de a média não ter sido atingida, alguns pontos da cidade registraram intenso calor. Em Itaquera, na zona leste, por exemplo, o termômetro chegou a casa dos 35°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Termômetro na avenida Paulista, na região central de São Paulo, chegou a marcar 34°C na tarde desta quarta-feira (8) - Ronny Santos/Folhapress

Mudança no tempo

Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a partir desta quinta-feira (9) o tempo sofrerá alterações. "Essa mudança será causada pela aproximação e passagem de uma frente fria pela região", explica.

Uma frente fria que se desloca entre os litorais do Paraná e de São Paulo, associadas à propagação de áreas de instabilidade, vai provocar chuva, que deve vir em forma de pancadas isoladas de curta duração entre a parte da tarde e o início da noite. Os termômetros oscilam e a mínima será de 18°C e a máxima de 29°C.

Na sexta-feira (10), a máxima cai ainda mais. A presença do sistema frontal ao largo do litoral paulista mantém o tempo fechado e instável. Com isso, existe potencial para chuvas intermitentes de intensidade fraca a moderada. A umidade do ar melhora e deve ficar acima de 60%. O dia poderá ter mínima de 18°C e a máxima de 23°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.