Descrição de chapéu Interior mudança climática

Ressaca pode ocasionar ondas de até 3,5 metros nesta terça (21) no litoral paulista

Comunicado foi emitido pela Marinha do Brasil, que também alerta para rajadas de vento de até 60 km/h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Marinha do Brasil emitiu um alerta neste domingo (19) para uma ressaca marítima que se forma no litoral paulista a partir desta terça-feira (21). As fortes ondas, que poderão atingir uma altura média entre 2,5 metros e 3,5 metros, devem vir acompanhadas de rajadas de vento de direção leste a
nordeste de até 60 km/h.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também reforçou o anúncio e pediu alerta entre terça e quinta (23). Em nota, o órgão estadual diz que os eventos "são relativamente comuns, principalmente quando temos sistemas meteorológicos atuando no litoral brasileiro, que geram ventos e rajadas intensas e acabam afetando a superfície do oceano".

Além disso, neste tipo de situação, ações são recomendadas para que sejam evitadas algumas práticas, tais como a navegação, pesca, banhar-se no mar, esportes náuticos, além de caminhar ou pedalar em áreas mais vulneráveis da encosta, pois há condição para geração de transtornos em pontos isolados.

Ressaca causa fortes ondas na região do José Menino em Santos, no litoral de São Paulo - Ricardo Nogueira - 4.ago.17/Folhapress

Segundo o Climatempo, uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, avança pelo sudeste do país nesta terça, o que deve fazer com que o mar fique agitado. Este sistema também será o responsável por aumentar a quantidade de nuvens no sul e leste do estado.

O litoral paulista segue o dia com bastante nebulosidade e a chuva acontece a partir da tarde. Em Santos, no litoral sul do estado, a máxima é de 30ºC e a mínima, de 13ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já em Ubatuba, no litoral norte, a máxima prevista é de 33ºC e a mínima, de 11ºC.

Apesar disso, o sol deve aparecer em várias regiões como Grande São Paulo, Sorocaba, Itapetininga, Campinas, Vale do Paraíba, mas com boa possibilidade para pancadas isoladas de chuva, em geral, a partir da tarde. Em muitas cidades, contudo, a chuva só deve chegar à noite, como é o caso de São Paulo capital, que terá mínima de 19ºC e máxima de 33ºC.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.