Descrição de chapéu Interior trânsito

Com média de 7 afogamentos por dia no estado de SP, bombeiros reforçam número de guarda-vidas no litoral

Serão 800 agentes neste feriadão da Independência, 310 a mais que o normal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com média de sete ocorrências de afogamento por dia, as praias do litoral paulista contarão com um reforço de 310 guarda-vidas para proteger os banhistas no feriado de 7 de setembro.

Assim, o efetivo, que normalmente é de 490 pessoas, passará para 800 profissionais prontos para orientar e socorrer as pessoas que decidirem aproveitar o feriado em uma das praias do estado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram registradas 1.777 ocorrências de afogamento no litoral paulista, entre janeiro e agosto deste ano, e 36 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 1.422 afogamentos e 37 óbitos, o que aponta um aumento de 25% no número de ocorrências. A grande maioria das vítimas de afogamento são homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolitana de São Paulo.

Bombeiro faz simulação de salvamento por afogamento durante ação no Terminal Jabaquara, na zona sul de SP - Rivaldo Gomes/Folhapress

A decisão de aumentar o número de guarda-vidas foi tomada em virtude de este 7 de setembro ser o primeiro feriado sem restrições por causa da pandemia e as autoridades estarem esperando que um grande número de pessoas desça para o litoral.

Para ajudar a conscientizar a população sobre os riscos de afogamento, o Corpo de Bombeiros de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, montou uma ação no Terminal Jabaquara, na zona sul da capital, nesta sexta-feira (3).

O local foi escolhido por ser uma das principais rotas para quem quer ir para as cidades da Baixada Santista, por exemplo. A ação acontecerá novamente neste sábado (4), das 10h às 13h.

“Montamos um cenário com guarda-sol, cadeirão, equipamentos usados para salvamentos e bonecos para fazermos demonstrações de como socorrer uma pessoa afogada. Estamos entregando panfletos e revistas e conversando com as pessoas para tirar dúvidas e alertar sobre os principais perigos”, explica o capitão Paulo Sérgio dos Santos, do Comando de Bombeiros do Interior, que faz parte da ação.

Ele aponta que 70% dos afogamentos registrados são de pessoas que não moram no litoral. “As pessoas que vêm de outras cidades não conhecem os riscos e os locais mais perigosos.”

A diarista Marli Soares, de 45 anos, foi uma das pessoas que passava pelo terminal quando viu a ação. “Estou indo para a praia neste feriado e achei ótimo receber essas dicas e a revista com explicações sobre as principais prevenções. Muito importante.”

Cuidados que devem ser tomados:

  • Ir a praias que sejam protegidas por guarda-vidas
  • Evitar praias de difícil acesso, como as que são acessadas apenas por trilhas
  • Dar preferência para entrar na água em regiões próximas um guarda-vidas
  • Respeitar a sinalização colocada pelos bombeiros
  • Não entrar no mar após ingerir comidas “pesadas”, para evitar congestão, e após a ingestão de álcool, pois este pode provocar perda do discernimento e da capacidade de reação
  • Manter as crianças sempre por perto e colocar em seus braços pulseiras com dados de identificação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.