Vândalos já levaram 233 km de fios de semáforos de SP neste ano
Segundo a CET, entre janeiro e agosto deste ano foram 3.175 casos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Em média, 13 semáforos são danificados por dia na capital paulista, segundo dados da CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo). Apenas entre janeiro e agosto deste ano, a companhia registrou 3.175 ocorrências deste tipo de crime.
O número representa um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 2.800 ocorrências. De acordo com a companhia, até agosto deste ano, 175 ocorrências de furto/vandalismo em controlador foram registradas, uma média de 22 por mês. Já no ano todo de 2020, o número foi de 281 casos, com uma média de 23 por mês.
Ainda segundo a companhia, nos meses de janeiro a agosto de 2021, foram reinstalados 233 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio. O número é a distância aproximada entre São Paulo e a cidade de São Carlos, no interior paulista.
“A função do semáforo é controlar os fluxos. Por falta de sinalização prevista no local, a normalidade e fluidez do trânsito acaba sendo perturbada, colocando em risco as pessoas que vão cruzar por ele”, diz Rosan Coimbra, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo).
“Há uma situação de insegurança pela falta de semáforo e o usuário precisa ficar mais atento”, completa Coimbra.
Para minimizar o volume das ocorrências, a CET tem feito o alteamento dos controladores semafóricos, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação, bem como das janelas de inspeção das colunas semafóricas.
Segundo a companhia, os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores.
“A questão do vandalismo acaba acarretando um tempo de permanência do trânsito local dessas pessoas que utilizam essas vias. É algo que precisa ser rapidamente trabalhado para ser evitado”, afirma Luiz Vicente Figueira de Mello, engenheiro especializado em mobilidade urbana.
Para o especialista, a melhor forma de prevenção é utilizando práticas educacionais. “Precisa ser mostrada a importância do semáforo e a vantagem de contar com ele na cidade”, diz Mello. “Além disso, é importante a fiscalização do cidadão não somente relacionada à polícia, mas um trabalho da cidade e dos bairros para um aumento da segurança por meio das denúncias”, ressalta.
A companhia disse que atua conjuntamente com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade “A população pode ajudar. Ao flagrar um ato criminoso, denuncie pelo 190 ou 156”, destaca.
Em nota à reportagem, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que, somente no primeiro semestre deste ano, foram apreendidas e recuperadas 10,5 toneladas de fios de cobre e uma tonelada de alumínio, avaliados em aproximadamente de R$ 1 milhão. "Além disso, 21 criminosos foram presos por crimes praticados em desfavor de concessionárias e prestadoras de serviço público", diz.
Semáforos vandalizados | São Paulo
- Em média, 13 semáforos são danificados por dia na capital paulista
Ocorrências
- Entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 3.175 casos
- Um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano de 2020, quando foram contabilizadas 2.800 casos
Reparo
- Nos meses de janeiro a agosto foram reinstalados 233 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio
- Até agosto de 2021, 175 ocorrências de furto/vandalismo em controlador foram registradas
- Uma média de 22 por mês
- No ano todo de 2020, foram 281 ocorrências, com média de 23 por mês
Risco
- Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores
Prevenção
- Alteamento dos controladores semafóricos
- Concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação
- Janelas de inspeção das colunas semafóricas
Denuncie
- Ao flagrar um ato criminoso, denuncie pelo 190 ou 156
Fonte: CET-SP