Educação reprovada

O Brasil passou vergonha, mais uma vez, com os resultados do Pisa, uma avaliação internacional feita de três em três anos que busca comparar o desempenho de alunos de 15 anos em 79 países.

Os números revelam as deficiências e, pior, a estagnação do ensino no país. Na última década, além de não ter registrado melhora nas três habilidades medidas (leitura, matemática e ciências), o Brasil ganhou triste destaque pela quantidade de adolescentes que não atingem o desempenho considerado mínimo pela organização do exame.

Em leitura, por exemplo, esse patamar mínimo significa, entre outras coisas, ser capaz de identificar a ideia principal de um texto de tamanho médio e, quando provocado, refletir sobre a forma e a função do conteúdo ali exposto.

Só metade dos brasileiros de 15 anos demonstrou essas habilidades em 2018, segundo o teste. A média entre os países mais desenvolvidos é de 77%.

Em matemática, a situação é ainda mais assustadora. Menos de um terço dos nossos estudantes conseguem identificar situações do dia a dia que podem ser convertidas em operações matemáticas simples, como a comparação de preços em moedas diferentes.

O relatório indica que o mau resultado não se explica apenas pela falta de grana ou investimento público --ficamos atrás de de nações com gastos semelhantes, como Turquia, Ucrânia e Sérvia.

Igualdade na educação é o caminho para que todos tenham mais chances de crescer na vida. Cabe aos estados e municípios buscar avanços urgentes na qualidade de ensino e no combate à evasão. A administração paulista, particularmente, continua devendo resultados compatíveis com suas receitas.

O presidente Jair Bolsonaro conversa com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante cerimônia de entrega de ônibus escolares para o estado de Goiás, em Goiânia, no estacionamento do estádio Serra Dourada - Pedro Ladeira - 8.nov.19/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.