Assiste quem quer

Uma decisão amalucada. Assim pode ser classificada a censura imposta pelo desembargador Benedicto Abicair, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ao grupo humorístico Porta dos Fundos.

O magistrado mandou às favas a liberdade de expressão, um direito garantido na Constituição, ao proibir a veiculação de um filme da trupe. Na sátira, em cartaz no Netflix, Jesus é retratado como homossexual em uma trama na qual ele comemora seu aniversário e recebe entidades de outras religiões.

Decisões judiciais como essa costumam durar pouco e têm efeito contrário: acabam atraindo ainda mais atenção e curiosidade para a obra censurada.

Desta vez, o desatino não resistiu nem 30 horas. Coube ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, derrubar a liminar na noite desta quinta (9).

Manifestações sobre a moral e a religião jamais serão objetivas na avaliação dos homens que interpretam a lei. É por isso que elas não precisam ser tuteladas. Basta que circulem livremente, onde serão criticadas, elogiadas ou simplesmente ignoradas pela sociedade.

Humor agressivo, com elementos religiosos, é feito há milênios. Com o perdão do trocadilho, o filme censurado chuta uma porta arrombada. Mas, claro, ainda há quem dê risada de suas piadas.

Por outro lado, são legítimos os argumentos dos que condenam o mau gosto, o exagero e os ataques banais à fé alheia, assim como as campanhas de boicote.

O que não dá para tolerar, porém, é o uso da força para tanto --como o atentado que o grupo sofreu quando tentaram incendiar o prédio da produtora.

A mesma crítica vale para a violência do Estado, que cala, censura e tira do ar. Afinal, assiste quem quer.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.