Caneta perigosa

Em seu momento mais difícil na Presidência, Jair Bolsonaro é ofuscado pelo ministro da Saúde, está a reboque do Congresso e nada pode fazer contra decisões tomadas por governadores e prefeitos no combate à pandemia.

Ainda assim, ele preserva o poder de agravar a já trágica crise sanitária e econômica do país. E ameaça exercê-lo.

Foi o que aconteceu na segunda-feira (6), quando Brasília ficou paralisada diante da possível demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta, que conta com ampla aprovação da população.

O próprio Bolsonaro já havia mostrado publicamente estar incomodado com os holofotes sobre o ministro. Na véspera, sem citar nomes, deu o recado de que não hesitaria em usar a caneta contra auxiliares que "viraram estrelas".

Na segunda, sua agenda revelou que receberia em almoço, além de ministros mais próximos, o deputado Osmar Terra (MDB-RS), um crítico das políticas de isolamento --o bastante para ser tido como candidato a substituir Mandetta.

Convocou-se ainda uma reunião ministerial, cuja utilidade permanece um mistério. Dela, Bolsonaro saiu calado. Já o titular da Saúde voltou ao ministério para um pronunciamento sobre a importância de persistir nas políticas recomendadas pelos especialistas.

Nesse meio tempo, o presidente teria ouvido conselhos da ala militar do governo e recebido pressões do Legislativo. Não deveria ser necessário. A eventual demissão do auxiliar não faz sentido nem como cálculo político interesseiro.

Nessa hipótese, Mandetta sairia como herói, e todo o desgaste das semanas que virão recairia sobre Bolsonaro. Para melhorar sua imagem, o presidente deve mostrar serviço, não conversa fiada.

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa para falar sobre medidas do governo para contar a epidemia de coronavírus, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 18.mar.20/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.