O caminho dos protestos

Os movimentos que buscam conter os rompantes autoritários de Jair Bolsonaro são promissores, mas ainda têm muito chão a percorrer. Foi o que revelaram os protestos realizados no domingo (7) em diversas cidades do país.

Estimular as pessoas a ocuparem as ruas em plena pandemia de Covid-19 já era uma decisão questionável e perigosa. Ainda assim o público nas capitais foi significativo, mas não se compara, por exemplo, ao das manifestações em defesa da educação no ano passado.

Manifestantes se concentram no Largo da Batata em ato contra o governo Bolsonaro - Gabriel Cabral - 7.jun20/Folhapress

De todo modo, é louvável o caráter pacífico dos atos. A única exceção foi um pequeno confronto com a PM na capital paulista, já no final da manifestação.

O governo Bolsonaro, tudo indica, quer carimbar nos movimentos os rótulos da baderna e da perseguição política --o que serve tanto para atiçar seus apoiadores mais fanáticos quanto para buscar aliados entre militares e policiais.

Na semana passada, o presidente chegou a chamar de "terroristas" os organizadores dos protestos. O que de fato ameaça Bolsonaro, contudo, é a contínua desmoralização de seu governo e o acúmulo de questionamentos cada vez mais graves em relação a sua conduta.

Alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal devido à escandalosa interferência na Polícia Federal, entre outros problemas jurídicos, e com sustentação frágil no Congresso, Bolsonaro já amargou a primeira alta importante de sua reprovação com os impactos da pandemia.

Com o desemprego alto e a economia em frangalhos, as perspectivas para o restante do mandato são sombrias. Os movimentos da sociedade mostram a vitalidade da democracia --o que só é má notícia para um presidente em conflito com as instituições, se não com as ruas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.