Humano e genial

Morto aos 60 anos na quarta (25), Diego Armando Maradona Franco simbolizou como nenhum outro jogador a relação entre o que acontece dentro das quatro linhas e o mundo além delas.

Se Pelé transformou o futebol num fenômeno global, o argentino reagiu a um negócio multimilionário. Lutou pelos direitos dos atletas e apontou a corrupção dos cartolas --mas sem deixar de se aliar a eles quando lhe interessava.

Na política, transformou-se em ícone da esquerda latino-americana. Levava no braço a famosa tatuagem de Che Guevara e manifestou seu apoio a regimes como os de Cuba e da Venezuela.

Maradona desenvolveu extraordinária ligação sentimental com seu país. Não há de ser coincidência que sua maior atuação tenha se dado na partida em que a Argentina eliminou a Inglaterra na Copa de 1986 --apenas quatro anos depois de os ingleses humilharem os argentinos na Guerra das Malvinas.

Em uma vida marcada por altos e baixos, o notório envolvimento com drogas provocou internações em hospitais e frequente proximidade com a morte.

Quando esteve livre das confusões extracampo, Maradona ajudou a consolidar as características que fazem do futebol uma das mais incríveis criações humanas. Durante duas décadas, escreveu uma história repleta de jogadas imprevisíveis e momentos de pura magia.

Talvez ninguém tenha tido papel individual tão importante numa Copa como o desempenhado por ele em 1986.

Como é comum entre os gênios, "El Pibe" carregou o admirável e o equivocado. Serve de exemplo e antiexemplo. Que a história dê a Maradona o tratamento que merece --humano nos erros e acertos fora de campo, genial dentro dele.

Torcedores prestam homenagem a Diego Maradona em Nápoles, na Itália, onde ele defendeu o Napoli, conquistando o Campeonato Italiano nas temporadas 1986/87 e 1989/90, a Copa da Uefa (1988/1989), a Copa Itália (1986/87) e a Supercopa da Itália (1990) - Carlo Hermann/AFP

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.