Descrição de chapéu Opinião

Luís André Rosa: Garotos prodígios

Está dando gosto de assistir ao futebol alegre do Ajax na Liga dos Campeões. O clube holandês deixou para trás o Real Madrid, atual tricampeão e dono de 13 títulos na competição, e na sequência despachou a Juventus, do craque Cristiano Ronaldo.

O Ajax voltou aos holofotes da bola ao apostar no que sabe fazer de melhor: lançar jovens promissores, sejam os criados em casa ou os “importados” de outros continentes, especialmente da América do Sul.

Dois nomes chamam muito atenção e despertam a cobiça de clubes milionários. O zagueiro holandês Matthijs de Ligt, 19 anos, capitão da equipe há duas temporadas, e o atacante brasileiro David Neres, 22 anos, ex-São Paulo, que chegou à Europa há três anos.

O atacante brasileiro David Neres, ex-São Paulo, comemora o seu gol na goleada (4 a 1) sobre o Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu.
O atacante brasileiro David Neres, ex-São Paulo, comemora o seu gol na goleada (4 a 1) sobre o Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu. - Sergio Perez - 5.mar.19/Reuters

Ao encarar astros do quilate de Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Karim Benzema (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (Juventus) e ser bem-sucedido, Matthijs de Ligt comprovou o que muitos já viam sobre o seu potencial. Para coroar o grande momento, o zagueiro anotou o gol da vitória, por 2 a 1, de virada, na Itália. No final do ano passado, ele foi o primeiro defensor a receber o prêmio “Golden Boy” (garoto de ouro), que aponta a revelação do futebol europeu. O ex-tricolor David Neres esbanjou o seu talento ao ser decisivo na vitória sobre o Real no Santiago Bernabéu. O brasileiro fez um dos gols na goleada, por 4 a 1.

Diante do domínio dos clubes milionários, garimpar talentos é o caminho para os que não têm tantos recursos. Torço para que o Ajax despache a outra zebra, o Tottenham (ING), e dispute a final da Liga dos Campeões. Primeiro porque a equipe holandesa pratica o jogo bonito e vence, depois porque dá para montar ótimos elencos sem gastar o que pode e o que não pode com medalhões.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.