Com show de Coutinho, Brasil derrota a Bolívia

Na estreia da Copa América, meia-atacante marca dois, e Everton fecha a goleada

São Paulo

Como aconteceu na Copa do Mundo da Rússia, quando muito se esperava de Neymar, Philippe Coutinho chamou a responsabilidade e marcou os dois primeiros gols do Brasil no torneio.

No ano passado, Neymar estava em campo. Nesta sexta-feira (14), no estádio do Morumbi, o ex-dono da camisa 10, fazendo tratamento da lesão no tornozelo direito, viu pela TV o companheiro repetir a façanha e comandar a vitória na estreia da seleção brasileira, por 3 a 0, sobre a Bolívia.

Coutinho fez dois e Everton anotou o terceiro nesta estreia na Copa América. Com 50 jogos com a camisa brasileira, o meia-atacante do Barcelona chegou a 15 gols. Com esse triunfo, o país conquistou a 100ª vitória na história do torneio.

O meia-atacante Philippe Coutinho comemora o seu primeiro gol.
Acompanhado pelo lateral direito Daniel Alves, o meia-atacante Philippe Coutinho comemora o seu primeiro gol, anotado de pênalti, sobre a Bolívia, na estreia do Brasil na Copa América, no Morumbi. - Miguel Schincariol/AFP

Contra um rival que entrou com jejum de 11 duelos sem vitória, que ficou em penúltimo nas últimas eliminatórias sul-americanas, a torcida esperava um show.

As primeiras ações até deram a impressão de que seria um triunfo sossegado. Na marcação sob pressão, os bolivianos ficaram atônitos e tiveram muita dificuldade na marcação.

Só que faltou ao Brasil um atleta para articular as infiltrações. Além disso, os comandados de Tite ficaram impacientes rapidamente diante da retranca do adversário e abusaram dos cruzamentos para a área. Essa maneira precipitada de atuar facilitou o trabalho da retaguarda boliviana.

A falta de criatividade dos brasileiros irritou os torcedores, e a seleção brasileira foi para o vestiário sob vaias. 

Com o mesmo apetite ofensivo da primeira etapa, o Brasil conseguiu um pênalti, aos 2min, que só foi confirmado após o juiz Néstor Pitana (ARG) consultar o VAR e ver que o zagueiro Justino cortou cruzamento com a mão esquerda. Philippe Coutinho, aos 5min, bateu e abriu o marcador.  Desarticulada na retranca, a Bolívia levou logo o segundo gol de Coutinho, que anotou de cabeça aos 9min.

Tite trocou os dois atacantes Roberto Firmino e depois Richarlison. Entraram, respectivamente, Gabriel Jesus e Willian. Apesar de terem mais espaços, os dois jogadores não aproveitaram as oportunidades que tiveram dentro da área.

O último a entrar brilhou. Everton substitui David Neres, aos 39min. Em duas arrancadas, o jogador cria gremista mostrou a objetividade que faltou aos titulares do setor ofensivo.

Na segunda investida para cima dos bolivianos, aos 40min, Everton fez fila na entrada da área, deu um chute forte e cruzado e fechou a vitória brasileira com placar de goleada.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.