Deus salve a rainha

Dominante, Inglaterra saberá qual de seus clubes é o melhor da Europa

São Paulo

Não importa quem fature o troféu interclubes mais cobiçado do futebol, a Inglaterra já é a grande vencedora da temporada.

Dominante em todas as fases da Liga dos Campeões, o país emplacou os dois finalistas: Tottenham e Liverpool disputam a grande final, no novo estádio Wanda Metropolitano, em Madri (ESP), neste sábado (1º), a partir das 16h (de Brasília).

O domínio inglês não se resume ao maior torneio do Velho Continente. No meio da semana, o Chelsea goleou o Arsenal, no Azerbaijão, em outra decisão com clubes do país, e conquistou a Liga Europa, a antiga Copa da Uefa, taça do segundo escalão europeu.

O Tottenham, de Harry Kane (à esquerda), tentará acabar com o favoritismo do Liverpool, de Salah, na final da Liga dos Campeões da Europa
O Tottenham, de Harry Kane (à esquerda), tentará acabar com o favoritismo do Liverpool, de Salah, na final da Liga dos Campeões da Europa - Arte Agora

Não bastasse isso, nenhum dos quatro finalistas é considerado o principal clube do país na atualidade. O Manchester City, de Pep Guardiola, decepcionou no continental, eliminado pelo próprio Tottenham, mas levou a tríplice coroa nacional: o Inglês, a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga inglesa.

A decisão entre Tottenham e Liverpool ainda encerra a hegemonia espanhola, que levou os últimos cinco canecos —quatro vezes com o Real Madrid e uma com o Barcelona.

A Inglaterra ainda se isola como a segunda maior detentora da taça, com 13 conquistas, passando a Itália, mas ainda longe da Espanha, que soma 18.

Depois de bater na trave com o vice do ano passado, o Liverpool carrega o favoritismo por ter feito uma campanha melhor e pelo histórico de sucesso.

Os Vermelhos faturaram cinco vezes a Liga dos Campeões (1977, 1978, 1981, 1984, 2005), enquanto os londrinos buscam um troféu inédito em sua galeria.

O time dos brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino também conta com o talento de nomes como Sadio Mané e Mohamed Salah e um retrospecto favorável de nove vitórias e uma derrota contra o rival de hoje nos últimos 14 embates.

Já o Tottenham, sem pressão, aposta na tranquilidade para superar o rival. 

"Há dez anos, no Espanyol, a cada partida jogávamos a vida, não ganhava, o clube se aproximava da degola e ia à m... Mas agora não é estresse, é desfrutar. O pior que pode acontecer é ficarmos em segundo", afirmou o técnico Pochettino. 

Transmissão

Pela primeira vez em dez anos a final da Liga dos Campeões não terá transmissão em TV aberta no Brasil. A Globo se recusou a fazer propostas para comprar os direitos até 2021.

Assim, a partida terá transmissão para o Brasil pela internet, na página do Esporte Interativo no Facebook e na TNT, canal do grupo Turner, em TV fechada.

As imagens também serão mostradas em 180 salas de cinema no Brasil —o bilhete custa R$ 68,39.

Patrocinadora do torneio, a Heineken instalou quatro telões na estação Paraíso do metrô de São Paulo para exibir o jogo. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.