Descrição de chapéu Opinião

Luís André Rosa: Talento precoce

Com um ano de carreira, João Félix é negociado por R$ 540 milhões

Tão logo encerrou a temporada 2018/19, o Atlético de Madrid soube que dois de seus grandes pilares não estariam mais no comando de Diego “Cholo” Simeone. O zagueiro uruguaio Diego Godín e o atacante Antoine Griezmann. O primeiro se transferiu para a Internazionale de Milão-ITA. Tudo aponta que o artilheiro forme o trio ofensivo do Barcelona ao lado de Lionel Messi e Luiz Suárez.

Do futebol de Portugal, o clube colchonero buscou os jogadores para a reposição. Um deles é o zagueiro Felipe, ex-Corinthians, que estava no Porto. O segundo é a sensação meteórica da Europa, o garoto João Félix, 19 anos, atacante que tem apenas uma temporada como atleta profissional.

O atacante João Félix comemora gol sobre o Marítimo, pelo Campeonato Português. A sua transferência do Benfica para o Atlético de Madrid é a quarta maior da história do futebol.
O atacante João Félix comemora gol sobre o Marítimo, pelo Campeonato Português. A sua transferência do Benfica para o Atlético de Madrid é a quarta maior da história do futebol. - Patrica de Melo Moreira - 22.abr.19/AFP

Esse talento precoce se transformou na quarta maior negociação do planeta bola, atrás apenas da ida de Neymar e Mbappé para o PSG-FRA e Philippe Coutinho para o Barça. O Atlético de Madrid o tirou de Lisboa por 126 milhões (R$ 540 milhões, na cotação atual).

Quem é esse jovem promissor, que teve a honra de ser apresentado ao mundo no famoso museu do Prado, em Madri, que completa 200 anos em 2019, e o Atlético usou para divulgar a sua joia preciosa?
João Félix estreou no time principal do Benfica em 18 de agosto do ano passado em uma partida contra o Boavista. O seu primeiro gol aconteceu na partida seguinte e foi no clássico lisboeta contra o Sporting. No dia 11 de abril deste ano, o garoto anotou três gols na vitória sobre o Eintracht Frankfurt pela Liga Europa e se transformou no jogador mais jovem a conseguir essa façanha em um torneio europeu.

No mês passado, ele foi chamado a defender a seleção do seu país e ficou pela primeira vez frente a frente com o astro Cristiano Ronaldo, o que para muitos é o maior jogador luso da história.

Engana-se quem pensa que João Felix tem o compatriota como grande referência na carreira. Seus ídolos são o brasileiro Kaká e o francês Mbappé, tanto que seu primeiro gol como profissional, ele comemorou imitando o craque do PSG.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.