Descrição de chapéu Opinião

Marcos Guedes: Cantinho

Da preparação em Teresópolis à festa no Rio de Janeiro, a seleção brasileira passou por nove cidades na Copa América.

Os jogadores, trancados, não viram muita diferença entre Vespasiano e Salvador. Quem seguiu o time verde-amarelo, porém, pôde observar distinções claras nas esquinas do país.

Brasília, segunda parada do escrete, quase não as tem. Se não existe esquina, não tem como existir o boteco de esquina. E aí está toda a questão brasiliense. O Brasil só vai engrenar quando esquinas forem instaladas em torno do Congresso, quando o espelho d’água for trocado por um farol cercado de pedintes, malabaristas e copos americanos.

Teresópolis não tem esse problema. Ainda que não haja cruzamentos fervilhantes no município serrano, não lhe faltam cantinhos nos quais se pode admirar o Dedo de Deus e amaldiçoar os de Pimpão.

No Cantinho dos Amigos, causa espanto a saúde do atacante do Botafogo. Por trás do balcão, o alvinegro Serginho observa como nada parece tirar o atleta de campo. “O Pimpão não tem uma frieira”, lamenta.

O atacante Pimpão, para desespero do simpático botafoguense Serginho, "não pega uma gripe" - Ricardo Moraes - 18.mai.17/Reuters

Quando o assunto é o mercado de transferências, Serginho dá a letra sobre um negócio em andamento: “O Barcelona está muito interessado no Pimpão”.

Há na mentira debochada muito mais verdade do que a poucos quilômetros dali, na Granja Comary. Enquanto a seleção trabalhava com portões fechados e o coordenador Edu Gaspar cumprindo aviso prévio, o Cantinho tinha portas abertas e um gerente mais dedicado, o incansável Guti. Do outro lado do balcão, figuras como o flamenguista André compunham um ambiente alegre, diferente do visto no CT do Brasil.

O bar só não é o protótipo perfeito do boteco de esquina porque não fica em uma. Bobagem técnica que não apaga a conclusão cristalina, gelada, com dois dedos de colarinho: o país e sua capital sem esquinas seriam melhores com cantinhos como aquele, em que até Rodrigo Pimpão, com sua saúde de ferro, seria tratado como amigo.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.