Descrição de chapéu Opinião

Luís Marcelo Castro: Tão perto, tão longe

São Paulo

Apenas 70 km separam Bragança Paulista de Campinas. O abismo entre os clubes das duas cidades na Série B do Brasileiro, porém, é profundo.

De um lado, na terra da linguiça, o Bragantino voa na Segundona e poderá, nesta sexta-feira (13), abrir sete pontos de vantagem na liderança da competição. Mesmo que perca para o vice-líder Atlético-GO, ainda terá a ponta assegurada ao final da rodada.

Jogadores de Bragantino recebem marcação dos atletas do Guarani em jogada de ataque
Jogadores de Bragantino recebem marcação dos atletas do Guarani em jogada de ataque - 2.ago.19/Reprodução/Facebook/CA Bragantino

A estrutura e o dinheiro vindo da parceria com o Red Bull, que superou até os grandes na primeira fase do último Paulistão, por enquanto, tem feito bem ao Massa Bruta.

Dentro de campo, a equipe do técnico Antônio Carlos Zago só perdeu 4 de 21 jogos e caminha a passos largos rumo ao acesso à elite nacional. Com o sucesso da equipe, mais de 6.000 torcedores vão apoiá-la a cada jogo, uma das melhores médias da Série B.

Já o Guarani, único campeão do Brasileirão do interior paulista, em 1978, naufraga na lanterna da Segundona —5 vitórias em 21 jogos e nem metade dos pontos do Massa Bruta (19 a 41).

Com o gigante Brinco de Ouro praticamente às moscas —a média de público é de 2.100 torcedores—, o clube alviverde acumula prejuízos a cada jogo.

Fora das quatro linhas, a situação não é diferente. Com gestores empresariais, o Bragantino conta com profissionais que prestam contas em cada área —fisiologia, nutrição, psicologia e coach— que envolve o futebol. Mais que isso, os dirigentes já traçam o planejamento para os próximos anos, incluindo a construção de um centro de treinamento de ponta e a melhoria do estádio Nabizão.

No Bugre campineiro, o ex-presidente demitiu todo mundo, inclusive ele próprio, e o único plano é achar um técnico que aceite treinar o clube e contratar e dispensar jogadores no meio do campeonato para escapar do rebaixamento.

Do jeito que a coisa anda, tudo indica que o Guarani terá de viajar os 70 km rumo a outra direção, a de Itu, para enfrentar o ascendente Ituano na Terceirona.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.