Descrição de chapéu Opinião

Luís André Rosa: Fim da linha

Sylvinho não dura seis meses em sua primeira experiência como técnico efetivo

Foram oito anos de preparação até receber a primeira oportunidade como treinador efetivo. Os estágios não foram em qualquer lugar. Nos últimos trabalhos, ele passou por Corinthians, Internazionale-ITA e Brasil. Com todo esse currículo, sempre muito elogiado pelos seus superiores, esperava-se que a carreira decolasse na aventura solo.

O personagem em questão é o ex-lateral esquerdo Sylvinho, que, em maio, encerrou a parceria de três anos como homem de confiança de Tite. Cotado para ser o comandante da seleção brasileira para o projeto de buscar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, ele preferiu assumir o cargo de técnico do Lyon-FRA, tendo o respaldo do ex-meia Juninho Pernambucano, diretor esportivo, e um dos maiores ídolos da história do clube. 

O técnico Sylvinho, demitido do Lyon
O técnico brasileiro Sylvinho foi demitido nesta segunda-feira (7) do Lyon-FRA; Foram 11 partidas, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. - Pascal Guyot - 27.ago.19/AFP

A queda de Sylvinho, decretada nesta segunda-feira (7), surpreende para os padrões do futebol europeu, cujos dirigentes costumam ter mais paciência com os treinadores, ainda mais em início de temporada. Só que o Lyon não quis pagar para ver e resolveu aproveitar os 12 dias sem jogos para dar uma chacoalhada no elenco e acalmar os torcedores.

Para os padrões brasileiros, a demissão foi corriqueira. Se não dá resultados, em um campeonato no qual a sua equipe entra como favorita, a fritura é inevitável. No caso do novato, o seu início realmente foi desastroso. Em 11 partidas, nove pelo Campeonato Francês e duas na Liga dos Campeões, o Lyon colecionou três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Duas vitórias aconteceram nas duas primeiras rodadas no torneio local.

O que acelerou a interrupção do trabalho de Sylvinho é que o Lyon, derrotado neste domingo (6) no clássico contra o Saint-Étienne, completou o sétimo jogo sem vitória. Muitos torcedores nem eram nascidos quando o time teve um início tão ruim. A última vez que a equipe largou dessa maneira em uma temporada do Francês ocorreu em 1995/96. Na ocasião, o clube atingiu também nove pontos em nove rodadas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.