Cruzeiro perde para o Palmeiras e é rebaixado à Série B

Torcedores do time celeste se revoltam no Mineirão

São Paulo

A partida que colocou o Cruzeiro na segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez nem terminou. O duelo precisou ser parado aos 40min do segundo tempo, quando torcedores começaram a quebrar cadeiras e atirá-las no gramado do Mineirão.

Houve tentativas de invasão, empurra-empurra e ação de policiais com bombas de gás lacrimogêneo. Sem condições de dar sequência ao jogo, Marcelo de Lima Henrique decidiu encerrá-lo com o resultado de 2 a 0 para o Palmeiras.

0
Torcedor do Cruzeiro arranca cadeira do Mineirão - Marcelo Alvarenga/Folhapress

Com o placar, foi sacramentado o rebaixamento do time celeste, 17º colocado do Nacional. A equipe terminou a disputa com apenas 7 vitórias em 38 rodadas e já chegou à jornada derradeira sem depender apenas das próprias forças.

Para escapar, o Cruzeiro precisava vencer e contar com uma derrota do Ceará para o Botafogo. Nenhum dos placares ocorreu, no entanto, e o time terá de disputar a Série B em 2020, o 99º ano de sua história.

Para chegar a este ponto, o clube viveu uma temporada que teve salários atrasados, jogadores afastados e quatro técnicos diferentes. Enquanto o time fracassava em campo, estava em curso uma investigação policial de membros da diretoria, que continua em andamento.

Nesse cenário, os atletas chegaram ao confronto com o Palmeiras, na tarde de domingo (8), cientes de que sobreviver seria muito difícil. Os gols de Zé Rafael e Dudu só confirmaram o que parecia inevitável.

O resultado não foi suficiente para dar o vice-campeonato à equipe alviverde, que terminou o Brasileiro com 74 pontos. O Santos, que goleou o campeão Flamengo, teve também 74 pontos, mas levou vantagem no desempate por ter uma vitória a mais.

Em sua despedida da temporada, no Mineirão, o Palmeiras foi simplesmente o time mais tranquilo em campo. Desde o início do jogo, era muito claro —e compreensível— o nervosismo dos jogadores do Cruzeiro.

O beque Léo tromba com o goleiro Fábio, em jogo no qual ficou claro o nervosismo azul - Douglas Magno/AFP

Só por estar mais organizado, o time verde teve as melhores chances no primeiro tempo e acabou definido o placar no segundo.

Aos 12min da etapa final, Dudu tocou de calcanhar para Raphael Veiga, que cruzou rasteiro da esquerda. Zé Rafael bateu de primeira e venceu Fábio.

O segundo gol foi de Dudu. Aos 38min, Bruno Henrique cruzou da direita para o atacante acertar cabeceio preciso. Formado no Cruzeiro, ele não teve qualquer pudor de celebrar.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.