Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Eutanásia

São Paulo

Basta! Ninguém aguenta mais começar o ano com os nossos estaduais, certames que estão enraizados na nossa cultura e que são os responsáveis pela nacionalização do esporte e pela formação de torcidas grandes regionalizadas, desmoralizados.

Até quem vive do futebol, em um misto de paradoxismo e surrealismo constrangedores, passa horas debatendo sobre o que considera não ter valor, vomitando elitismo abjeto e burro…

charge para a coluna caneladas do vitão de 18 de janeiro
Cláudio Oliveira

E olha que os estaduais começam depois da Copinha. E ambos também são solenemente boicotadas pelas respectivas federações “organizadoras”.

Até por hábito, os pós-modernos e ilibados donos da verdade continuam destruindo o que nós temos, mas é preciso avançar. Só falar mal dos estaduais não satisfaz mais a fome de colonialismo de donos da verdade. 

É preciso babar ovo até para o que não merece que vem lá de fora, como o calendário inglês que acumula jogos embaralhando competições no final do ano… “Ah, mas é cultural, o ‘boxing day’ é tradicional”. Quem não tem história nem tradição deve ser o Paulistão, como bem sabe o tricolor que viu a moeda cair em pé, o santista que acompanhou o reinado de Pelé, o alviverde que viu o time sair da fila em Dérbi decisivo e o corinthiano que tem em 1977 um dos maiores, se não o maior, título…

Decidir um Paulista, Carioca ou Gaúcho, mesmo em finais com estádios cheios em Dérbis, Fla-Flus ou Gre-Nais, não significa mais nada. Para provar que pode jogar na seleção, é preciso mostrar futebol no Shakhtar. Nem precisa muito. Não importa se é reserva ou se joga pouco que, mesmo assim, pode ser convocado à seleção brasileira sem questionamentos.

A solução, óbvio, não é passar pano e fechar os olhos para os erros. Mas desnudar os erros e os crimes e, ao mesmo tempo, exigir que os campeonatos e fórmulas da nossa cultura sejam bem organizados, administrados e transparentes. Assim como nossos clubes. Não é só negócio. E quem acha que a paixão e importância que envolvem um Dérbi é menor do que Spartak x CSKA pode saber esquemas e escalações de cor, mas não entendeu nada.

Friedrich Nietzche: “Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado”.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.