Caneladas do Vitão: Saravá, são Jorge Amado!

São Paulo

Ano novo, vida nova. "Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar." Tricampeonato paulista que merece aplausos, 2019 não deixará saudade à Fiel. "Tudo que é bom, tudo que é ruim também termina por acabar."

O ano de 2020 promete! Chegam promessas, cedo para rotulá-las de craques; deram linha na pipa bagres, já foram tarde. "O amor eterno não existe. Mesmo a mais forte paixão tem o seu tempo de vida. Chega seu dia, se acaba, nasce outro amor. Por isso mesmo o amor é eterno. Porque se renova. Terminam as paixões, o amor permanece."

charge para a coluna caneladas do vitão de 4 de janeiro
Cláudio Oliveira

A aposta Tiago Nunes, promissor treinador que pipocou em assumir o Corinthians já no ano passado, será logo cobrado e chega tendo que mostrar resultado. A jato. "Se viver não é fácil, conviver é um desafio permanente." A crítica ao adiamento da relação, no entanto, não se traduz em desconfiança. Cansado do futebol mal jogado do ano passado, o novo treinador chega renovando a esperança. "Mesmo não sabendo que era amor, sentiam que era bom."

Com esse elenco bastante questionado, porém, será possível jogar um futebol incrível? "Eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível."

Milagre é sobreviver no Corinthians para quem não acredita na mística do sofrimento, da devoção sublinhada nos momentos de maior dificuldade. "Milagre de amor não tem explicação, não necessita."

O time do povo nasceu para incomodar a parcela asquerosa e higienista que ainda não aceitou a Lei Áurea. Problema deles. O Corinthians de Sócrates, Casagrande e tanta gente é a libertação da senzala. "Nossas elites são, de fato, extremamente preconceituosas, não merecem grande atenção."

Se treinar no Corinthians significa apoio imediato de 30 milhões de loucos, também significa atrair dos antis ódio fanático, imediato. "A sorte me acompanha, tenho corpo fechado à inveja, a intriga não me amarra os pés, sou imune ao mau-olhado."

Saravá, são Jorge Amado!

Jorge Amado: "Pobres dos escritores que não se derem conta disso: escrever é transmitir vida, emoção, o que conheço e sei, minha experiência e forma de ver a vida".

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.