Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Democracia e antirrascismo, a bandeira dos torcedores decentes!

Sócrates avisou que torcidas poderiam mudar o Brasil

São Paulo

Tem que lutar, não se abater... Alô, povão, agora é fé! Santista de nascimento, corinthiano de adoção e Brasileiro até no sobrenome, Sócrates era visionário. “As torcidas organizadas são um dos maiores movimentos populares do Brasil. Mas não são politizadas. Se um dia forem, as coisas vão mudar.”

O jornalista e publicitário Chico Malfitani, fundador da Gaviões e militante democrático, convoca torcedores da democracia de todos os clubes para colarem hoje, às 14h, no largo da Batata. “Nós somos democracia, pela festa, pela liberdade. Com exceção de fascistas da extrema-direita, todos são bem-vindos. Esquerda, centro, direita democrática, a nossa bandeira é a democracia, o antirracismo e o antifascismo”, comentou Malfitani.

"Somos democracia", dizem Malfitani e outros torcedores - Marlene Bargamo - 31.mai.20/Folhapress

Paulo Serdan, da Mancha (Alvi)Verde, vai na mesma linha. “Respeitamos o voto, a liberdade e as diferenças ideológicas dos nossos associados, mas não dá para uma entidade que é torcida e escola de samba, que prega a igualdade e ajuda com ações sociais, doação de sangue, arrecadação de alimentos, compactuar com racismo e fascismo e aceite que uma pessoa chame de ‘gripezinha’ e ironize milhares de mortes.”

A manifestação é convocada por “Somos Democracia”, “Frente Povo Sem Medo” e “Ato Urgente SP - Vidas Negras Importam”: “Não vamos aceitar censura nem intimidação! Estaremos nas ruas em defesa da democracia”.

Quem for democrata, cuide-se. Como ficou (outra vez) claro no domingo passado, a PM joga bomba em quem pede democracia e protege “militante” com taco de beisebol em ato criminoso que pede “AI-5”, “intervenção militar” e “ditadura”.

Eduardo Galeano: “São muitos os que perdem a opinião por falta de uso”.

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Ô, psit

Da série “aqui é Sport Club Jornalismo Paulista”, como não revelo meu time, ouvi a opinião de craques da mídia: Juca Kofuri, José Trajano, Gilvan Ribeiro. “O esporte ensina que adversário não é inimigo. Tem a democracia na essência e deve lutar por ela”, ensinou-me Marcelo Barreto. É nóis!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.