Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Lusa garante disputar à vera título e volta à elite

São Paulo

Diz que eu só volto amanhã se alguém chamar, telefone não deixa nem tocar, quero lá, lá, lá, iá, porque eu tô voltando... Alô, povão, agora é fé! “Em 2026, estaremos na Série A do Brasileiro. E, já em 2021, na Série A-1 [do Paulista]”. A promessa é de Antonio Carlos Castenheira. Em papo exclusivo, o presidente da Portuguesa, que assumiu o time no final de 2019 com mandato até o fim de 2022 —e possibilidade estatutária de disputar a reeleição até o final de 2025—, garante, ô, pá, que não é um sonho impossível a Lusa brigar por repetir 1973 e dar uma volta olímpica estadual sob o seu comando.

“Falar em título nacional, hoje, é complicado. Mas acho, sim, possível e vou fazer de tudo para até o fim do mandato disputar à vera um título paulista e devolver a Portuguesa à elite nacional. Não é nenhum devaneio, vamos trabalhar para isso.”

O presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, aposta que em 2026 o clube vai estar de volta à Série A do Brasileiro
O presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, aposta que em 2026 o clube vai estar de volta à Série A do Campeonato Brasileiro - Divulgação

À vera? Ah, Vera… Tinha uma Verinha padrão Fifa no colégio, mas toda vez que eu ia dançar “lenta” com ela nos bailinhos da vassoura, ficava no meia-rala-coxa, só no dois para lá. Na hora do dois para cá, chegava um “amigo”, me dava a vassoura e eu acabava tendo que mostrar toda a minha ginga com as menos charmosas... Não revelo meu time de jeito nenhum, mas corinthiano sofre... O Castanheira que não me leia, o tempo passa, nunca mais vi, mas, se a Lusa conquistar a Vera, merece uma volta olímpica tântrica!

Vera à parte (que, ora, pois, nunca vai morrer na minha imaginação), a Lusa, que completará cem anos em 14 de agosto com o mundo parado por um vírus invisível, vai existir e ser visível à sociedade daqui a cem anos?

Sou filho de trasmontano, ora, pois, não sou verde-encarnado, mas tenho carinho à vera pelo time dos egrégios e saudosos avós Damião e Adélia.

“Vitão, a Portuguesa é imortal. Ela está num momento ruim, mas é grande e nunca vai acabar. Daqui a cem anos, continuaremos a existir como um dos grandes do futebol paulista e brasileiro. É só voltarmos a disputar os títulos que renovamos a torcida.”

Antes de renovar, a torcida existente terá um calendário, a Série D, para acompanhar no ano que vem. “Subindo no Paulista, e vamos subir, automaticamente vamos voltar à Série D. Aí, estando no Paulistão, precisamos de um time forte. Ele levará à Série C, depois à B...”

O papo com o presidente Castanheira continua por aqui amanhã. E mais tarde, às 20h, tem transmissão ao vivo (“live” é fronhice de colonizado) no youtube.com/blogdovitao e no youtube.com/netlusa.

Fenando Pessoa: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”.

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

O jornalista Vitor Guedes entrevista o presidente da Lusa, Antonio Carlos Castanheira, nesta quarta-feira (15)
O jornalista Vitor Guedes entrevista o presidente da Lusa, Antonio Carlos Castanheira, nesta quarta-feira (15) - Divulgação
Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.