Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Show exclusivo de Fafá de Belém aos atletas

São Paulo

Dá um vazio no peito, uma coisa ruim... Alô, povão, agora é fé! Silêncio. Enquanto a humanidade protesta e combate o racismo, o fascismo, o genocídio indígena e a boiada toda que destrói o meio ambiente, o grosso da nossa boleirada não solta um mugido.

“Eu não sou de meter o dedo na cara de ninguém! Se nós não temos pessoas esclarecidas, a culpa é da falta de educação, da manipulação na educação, de fatos serem mexidos e adaptados pra cada governo, pra cada desgoverno”, mandou Fafá de Belém, afiada e afinada, com exclusividade, dando uma surra de realidade.

“O atleta é um ídolo popular e se ele olhar de onde ele veio e pra que país ele precisa falar, é uma ferramenta muito importante”, diz a cantora.

A cantora Fafá de Belém durante a participação no Comício pelas Diretas Já
A cantora Fafá de Belém (à esq.) durante a participação no Comício pelas Diretas Já; cantora cobra posicionamento dos atletas na luta pela democracia - Renato dos Anjos - 16.abr.84/Folhapress

Enquanto a Europa proíbe a entrada de brasileiros (culpa do governo negacionista que trata pandemia como “gripezinha”) e Decotelli (que substituiria o “impreCionante” Weintraub) cai antes de assumir a Educação por inventar um currículo mentiroso, jogadores colocam as vidas em risco e jogam as suas imagens no lixo ao aceitarem atuar enquanto pessoas morrem ao lado em um hospital de campanha.

“Normalmente, os atletas são da periferia e das camadas mais pobres. O olhar deles sobre o seu povo deve ser fundamental para a melhoria desse povo. O atleta deveria dar voz à comunidade e à periferia. Alguns não dão nem politicamente, nem humanisticamente”.

Entre uma inconfundível gargalhada e outra, Fafá seduziu meus ouvidos ao cantar a bola.

“Democrata, lamento que atletas virem de costas às origens. E espero que, com o tempo e a maturidade, eles entendam que podem falar por muitos. Vitor, nem sempre quem ri por último ri muito melhor. Às vezes, se a gente esperar muito, vai nos restar as lágrimas e um novo processo [hahahahaha]. Um beijo.”

Em respeito ao distanciamento social, um beijo virtual, Fafá, e obrigado por se posicionar sempre do lado certo da história.

Casagrande: “A democracia está sendo atacada. E o futebol? Não vai falar nada? Cadê a sua voz?”

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Vitão e Marcelo Carvalho debatem o racismo no futebol nesta quarta (1º)
Vitão e Marcelo Carvalho debatem o racismo no futebol nesta quarta (1º) - Divulgação
Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.