Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: O grande risco de demitir técnico ruim é o time melhorar!

Últimos campeões brasileiros se deram bem após mudanças no comando

São Paulo

Pega na mentira, pega na mentira, corta o rabo dela, pisa em cima, bate nela, pega na mentira... Alô, povão, agora é fé! Além do culto à posse de bola inútil, os fronhas pós-modernos são fanáticos defensores da "continuidade" do trabalho dos técnicos, mesmo quando o trabalho é um lixo e ele é ruim.

Vamos aos fatos: após um começo claudicante, onde corria risco até de perder a hegemonia do futebol alemão, o Bayern de Munique trocou de técnico! E, após cometer esse "crime" hediondo, o time melhorou. Sob o comando de Hans-Dieter Flick, que assumiu como interino em novembro, faturou a tríplice coroa: Copa da Alemanha, Alemão e Liga dos Campeões!

O técnico Hans-Dieter Flick, carregado pelos jogadores, pegou o Bayern de Munique em baixa no meio da temporada e o levou à conquista do Alemão e da Liga dos Campeões
O técnico Hans-Dieter Flick, carregado pelos jogadores, pegou o Bayern de Munique em baixa no meio da temporada e o levou à conquista do Alemão e da Liga dos Campeões - Miguel A. Lopes - 23.ago.20/AFP

A mídia rock'n roll de Munique deve ter criticado, né? Como, registre-se, fizeram jornalistas e torcedores rubro-negros quando o Flamengo demitiu Abel Braga e contratou Jorge Jesus! Esqueceram? A rapaziada achou um absurdo, um desrespeito e babou nos microfones e nas redes antissociais que Abelão precisava de mais tempo.

Exceção? Claro que não! Em 2019, o Flamengo foi campeão brasileiro com Jorge Jesus! Em 2018? Felipão assumiu na 17ª rodada e levou a taça escalando a reservada do Palmeiras!

Ah, mas são só dois anos, né? Não! Em 2017, o ex-auxiliar Fábio Carille ganhou Paulista e Brasileiro em seu primeiro trabalho como técnico. O Corinthians não tinha o melhor elenco nem o técnico com mais tempo no cargo. Nem jogava com a posse de bola! Em 2016? Cuca e sua calça roxa sucederam o fraco Marcelo Oliveira no Palmeiras com o barco andando e deram a volta olímpica com o "cucabol"...

O papel, o microfone e a internet aceitam qualquer coisa. Inclusive mentiras deslavadas desmentidas pelos fatos. Ora, se o técnico for ruim, o risco de trocá-lo é o time melhorar. É só ver Athletico-PR e Flu no pós-Diniz. E olha que Tiago Rock'n Roll Nunes e Oswaldo de Oliveira não são Klopp e Guardiola!

Viva a memória!

*

Sócrates: "A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Vai, Corinthians!

O técnico corinthiano Tiago Rock'n Roll Nunes não tem um esquadrão estelar do naipe de Guaraní-PAR, Água Santa, Inter de Limeira e Ponte Preta, mas já teve tempo de trabalho para saber que Piton é muito melhor do que Sidcley e para armar um time capaz de vencer o Fortaleza. Palpite: Corinthians 1 x 0 Fortaleza.

Vamos, São Paulo!

Embalado pela vitória com 46% de posse de bola em cima do horroroso Sport, Fernando Diniz tem que esquecer o "dinizismo" e fazer o feijão com arroz para se manter no cargo até o Majestoso de domingo. O Athletico-PR vem de derrotas para Santos, Palmeiras e Flu e pode beliscar a quadra. Palpite: dá Tricolor, 1 a 0.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.