Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: O patético culto à inútil posse de bola no futebol brasileiro

São Paulo

Nego véio, que foi que te deu? Me deu vontade de colar seu brinco, oi, de seis tira um, fica cinco... Alô, povão, agora é fé! A fórmula do futebol é simples: fazer mais gols do que o adversário! E dane-se quem tem mais posse de bola! Esfreguemos os números do Sofascore da 5ª rodada do CovidãoBR na turma que trata futebol como se fosse uma indecifrável equação matemática! Beijos de luz!

1) Athletico-PR (65%) 0 x 1 (35%) Fluminense. Não fosse o lixo do VAR, que anulou de forma absurda gol de Luccas Claro, o Fluminense teria vencido o Furacão por 2 a 0.

2) Inter (33%) 1 x 0 (67%) Atlético-MG. O Galo, a exemplo da derrota para o Botafogo, teve
mais que o dobro da posse de bola que o Inter. E o rival, detalhe, foi à rede! Finalizações? 11 a 6 para o Galo, mas apenas uma no gol, contra três coloradas.

O flamenguista Diego é cercado por dois jogadores botafoguenses durante a partida no Maracanã
O meia flamenguista Diego tenta escapar da marcação de jogadores do Botafogo, no clássico disputado no Maracanã; Rubro-Negro teve 67% de posse de bola, mas o Alvinegro foi mais perigoso - Alexandre Vidal - 23.ago.20/Flamengo

3) Goiás (33%) 2 x 0 (67%) Atlético-GO. Mais do mesmo. Parabéns, Dragão! E você, esmeraldino resultadista, contente-se com a vitória e os pontos… Em tempo: na única vitória do Atlético-GO, 3 a 0, o Flamengo ficou 66% com a bola!

4) Flamengo (67%) 1 x 1 (33%) Botafogo. Além dos gols nos acréscimos, a melhor chance foi alvinegra: Luis Henrique perdeu, na pequena área, sem goleiro.

5) Vasco (46%) 0 x 0 (54%) Grêmio. Não aconteceu nada.

6) Palmeiras (49%) 2 x 1 (51%) Santos. Quase um empate na posse. E o Santos quase empatou o clássico...

7) Sport (54%) 0 x 1 (46%) São Paulo. Para vencer um joguinho, Fernando Diniz abriu mão do dinizismo. Perdeu a inútil posse de bola, ganhou o jogo!

8) Ceará (38%) 2 x 0 (62%) Bahia. A primeira derrota do Bahia veio quando a equipe teve o domínio da posse de bola.

9) Bragantino (47%) 1 x 2 (53%) Coritiba. O Coxa foi o único vencedor da rodada que teve mais posse que o rival, mas o que fez a diferença foi a expulsão de Fabricio Bruno, ainda no primeiro tempo, ao cometer o pênalti que ofereceu o 1 a 1 ao Coritiba.

*

Pitágoras: “O princípio é a metade do tudo”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Bayern de Munique

Claro que, se você sabe o que fazer com a bola quando tem ela e recompõe rápido na hora de defender, controlar a posse de bola não é um crime nem um problema. O objetivo Bayern joga (muito bem) com a bola! Na decisão da Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain, teve de 62% de posse no inconteste 1 a 0.

Neuer

A afirmação já foi mais óbvia, mas, dado modismos, reforcemos: a função do goleiro é defender. Mas não é proibido começar os lances atrás se ele possui habilidade com os pés. Neuer, o melhor da posição do mundo pelas defesas espetaculares que faz com as mãos e também com os pés, dá essa segurança. É um baita bônus!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.