Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Há vagas sobrando, mas faltam treinadores no futebol brasileiro

Não há 20 técnicos com nível de Série A

São Paulo

Quem tem dinheiro bota a banca e vai gastar, uísque, caviar, quem não tem vai de bar em bar, enche a cara de cachaça, manda pendurar... Alô, povão, agora é fé! Tem que ser muito míope para enxergar o jogo e ter fé cega na continuidade para questionar a demissão de Vanderlei Luxemburgo. O Verdão, dono da melhor campanha até aqui na Libertadores e campeão paulista, não está jogando nada!

O técnico Vanderlei Luxemburgo em treino do Palmeiras, que o demitiu após três derrotas seguidas no Brasileirão
O técnico Vanderlei Luxemburgo em treino do Palmeiras, que o demitiu após três derrotas seguidas no Brasileirão - Cesar Greco - 9.set.20/Ag. Palmeiras/Divulgação

Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro e campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras, saiu do mercado após trabalhos fraquíssimos. Tiago Rock’n’Roll Nunes, que virou o técnico da moda após uma boa temporada no Athletico-PR, precisou de menos de um ano no Corinthians para mostrar que é um péssimo gestor de grupo e que não está preparado para trabalhos com pressão nacional.

Dito isso, a aposentadoria de Muricy e a decadência (reversível?) dos consagrados Felipão, Luxa, Abel e Mano, escancarou um grave problema: não há 20 técnicos com nível de Série A! E olha que o nível é baixíssimo se comparado ao melhor futebol jogado na Europa!

O gajo Jorge Jesus detonou em 2019; neste ano, o catalão Domènec e os argentinos Sampaoli e Coudet brigam pelo caneco. Feito o registro, vale lembrar que Dudamel, Paulo Bento, Rueda, Jesualdo, Osorio, Bauza e Gareca zarparam sem deixar a menor saudade! Ao contrário dos históricos Fleitas Solich, Béla Guttmann e Filpo Nuñez.

Resumindo: nem pachequismo patético nem ignóbil xenofobia! O importante não é a nacionalidade, mas, óbvio ululante, o treinador ser bom!

E, com exceção de Tite (que foi mal na última Copa) e, talvez, Renato Gaúcho, o Brasil não tem hoje nenhum técnico de primeira linha. Tanto que Jesus, que não se fez na elite europeia, deitou e rolou, e Sampaoli, o pior dos 32 treinadores do último Mundial, está sobrando!

*

Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Luxemburgo
O ex-treinador palmeirense reclamou do elenco, como se não tivesse peças para jogar melhor. Sejamos diretos: com exceção do Flamengo, o Palmeiras, no decepcionante 7º lugar, tem mais opções do que todos os outros 18 concorrentes. Ou alguém acha que Odair Hellman, 5º com o Fluminense, tem um time mais capaz?

Briga no inferno
Semicondenado à armagedônica degola à Série Baba, o Goiás faz confronto direto de 818 pontos contra o Bahia. Pode dar qualquer coisa, zebra só se der bom jogo. Palpite do CovidãoBR de VARtebol: Goiás 1 x 0 Bahia. Amanhã: Coritiba 1 x 1 Santos, Fluminense 2 x 1 Ceará, Atlético-GO 1 x 0 Athletico-PR e São Paulo 2 x 1 Grêmio.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.