Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Não existe Brasil nem futebol sem protagonismo negro!

Saudemos o Dia da Consciência Negra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pergunte ao criador, quem pintou esta aquarela? Livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela... Alô, povão, agora é fé! Da mangueirense série "moço, não se esqueça que o negro também construiu as riquezas do nosso Brasil", a nossa história esportiva também foi construída explorando o talento e o suor do negro.

De cetro e coroa, Pelé veste pela última vez em São Paulo, no Morumbi, a camisa da seleção brasileira. O símbolo maior do futebol é negro
De cetro e coroa, Pelé veste pela última vez em São Paulo, no Morumbi, a camisa da seleção brasileira. O símbolo maior do futebol é negro - 11.jul.71/Folhapress

Pelé fez o Santos e a seleção brasileira conhecidos no mundo; Leônidas da Silva foi o primeiro grande ídolo são-paulino, Ademir da Guia, filho do corinthiano Domingos, é o maior ídolo da história palestrina... Na Portuguesa, é difícil dizer quem jogou mais, a única certeza é que foi um negro: Ivair, Enéas, Dener, Djalma Santos...

Em tempos sombrios, em que "otoridades" questionam o heroísmo de Zumbi dos Palmares, minimizam o racismo e ignoram a herança escravagista nas nossas desigualdades, saudemos o Dia da Consciência Negra escalando esquadrões 100% negros!

Seleção: Barbosa; Djalma Santos, Aldair, Domingos da Guia e Roberto Carlos; Bauer, Didi e Pelé; Garrincha, Leônidas e Romário. Técnico: Gentil Cardoso.

Corinthians: Dida, Zé Maria, Gil, Domingos da Guia e Wladimir; Rincón, Paulinho e Basílio; Edílson, Baltazar e Teleco. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

São Paulo: King, Cafu, Miranda, Ronaldão e Serginho; Mineiro, Bauer e Zizinho; Muller, Serginho Chulapa e Canhoteiro. Técnico: Cilinho.

Palmeiras: Jaílson; Djalma Santos, Djalma Dias, Luís Pereira e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Ademir da Guia e Djalminha; César Maluco e Rivaldo. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Santos: Manga; Carlos Alberto, Joel Camargo, Ramos Delgado e Kléber; Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Edu. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Portuguesa: Dida, Djalma Santos, Luís Pereira, Brandãozinho e Zé Roberto; Capitão, Enéas e Dener; Ivair, Servilio e Simão. Técnico: Cilinho.

*

Angela Davis: "Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista". #VidasNegrasImportam!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Basílio
Pós-graduado em literatura, registrei meu filho com nome de personagem de Eça de Queiroz. Não revelo meu time de de jeito nenhum, mas, se fosse corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus, daria a ele o nome de Basílio, o negro que comemorou com o punho cerrado o gol mais importante da história! E quem discordar é clubista!

Respeite as minas!
Homenageio todas as esportistas negras reverenciando Melânia Luz, Wanda dos Santos, Aída dos Santos e Irenice Rodrigues (atletismo), Fofão (vôlei), Janeth (basquete), Daiane dos Santos (ginástica), Ketleyn Quadros e Rafaela Silva (judô), Formiga, Sissi e Pretinha (futebol) e Elisa, a torcedora-símbolo do Timão.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.