Santos supera desfalques e altitude e derrota a LDU

Vitória por 2 a 1 em Quito deixa clube mais perto das quartas da Libertadores

São Paulo

Apesar dos desfalques, o Peixe conseguiu superar a LDU e altitude de 2.850 m de Quito e deixou o Equador com boa vantagem para o confronto de volta das oitavas de final da Libertadores. A vitória por 2 a 1 deixa o Alvinegro precisando de um empate na Vila Belmiro, na próxima terça-feira (1º), para avançar às quartas de final.

Marinho (à dir.) comemora com Kaio Jorge o seu gol, de pênalti, que deu a vitória ao Santos sobre a LDU, no Equador
Marinho (à dir.) comemora com Kaio Jorge o seu gol, de pênalti, que deu a vitória ao Santos sobre a LDU, no Equador - Dolores Ochoa/AFP

Em busca de tranquilidade, o conjunto brasileiro surpreendeu e entrou em campo disposto a atacar. Logo no primeiro minuto, em cobrança de falta, Marinho soltou um de seus mísseis, de longe, e exigiu boa intervenção do goleiro Gabbarini. Aos 8min, Pará recebeu a bola na direita, passou por dois marcadores, avançou até a linha de fundo e cruzou no meio da área. Soteldo, sem marcação nenhuma, dominou e encheu o pé para abrir o placar.

A partir daí, o time da casa, mais acostumado a jogar sob o ar rarefeito, passou a pressionar, especialmente pelo flanco direito, aproveitando os espaços deixados por Felipe Jonatan, mas esbarrou no bom desempenho do novato John, goleiro estreante no torneio continental, que impedia o empate com grandes defesas.

Diante do ímpeto da LDU, que tinha o controle, o Peixe tentava reduzir o ritmo da partida e ampliar o placar nos contra-ataques, mas não criava oportunidades claras nem fechava os buracos em sua defesa.

Ainda na etapa inicial, os visitantes foram castigados. Aos 47min, Arce ficou com a sobra de um ataque alvinegro, puxou o contragolpe pela direita até a área adversária, cortou Pituca e bateu, mas John fez a defesa. A bola subiu e sobrou para Julio completar de cabeça, livre, no canto direito.

No início do segundo tempo, o Santos voltou a assustar, especialmente com Soteldo e Marinho. Aos 12min, o camisa 11 foi derrubado na área e cobrou o pênalti no canto esquerdo de Gabbarini para deixar o Peixe à frente.

A entrada de Wagner Leonardo ajudou a fechar a defesa santista e dificultou as investidas da LDU, que já exigia menos de John.

O time equatoriano insistiu até os 54min atrás do empate, mas, mesmo exaustos, os atletas alvinegros seguraram a pressão.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.