Santos goleia o Grêmio e carimba vaga na semifinal da Libertadores

Kaio Jorge marca o gol mais rápido de um brasileiro no torneio

São Paulo

A classificação veio e de goleada. No jogo de volta das quartas de final da Libertadores, o Santos não tomou conhecimento do Grêmio e venceu por 4 a 1, na Vila Belmiro, na noite desta quarta-feira (16). Como a ida acabou com o empate por 1 a 1, em Porto Alegre, o time de Cuca avançou às semifinais —vai enfrentar o Boca Juniors ou o Racing.

Os gols que garantiram o Peixe entre os quatro melhores, o que não acontecia desde 2012, foram marcados por Kaio Jorge (duas vezes), Marinho e Laércio. Thaciano descontou.

Kaio Jorge (à dir.) comemora com Marinho o seu gol, que abriu o placar para o Santos apenas aos 11 segundos de jogo
Kaio Jorge (à dir.) comemora com Marinho o seu gol, que abriu o placar para o Santos apenas aos 11 segundos de jogo - Alexandre Schneider/POOL/AFP

O Santos iniciou a partida elétrico e abriu o placar com apenas 11 segundos. Logo depois da saída gremista, Jean Pyerre errou o recuo para David Braz, Kaio Jorge roubou a bola, tirou Vanderlei e mandou para o fundo da rede —no quinto gol mais rápido da história da competição continental e o mais rápido marcado por um brasileiro.

O Grêmio respondeu aos 5min. Diego Souza cruzou e Jean Pyerre, na primeira trave, mandou no travessão.

O ritmo do Alvinegro seguiu frenético e o segundo tento saiu em um ótimo contra-ataque, aos 15min. Jean Pyerre cobrou falta da entrada da área, a zaga do Peixe afastou, Sandry saiu em velocidade e abriu para Lucas Braga. O atacante avançou pela esquerda e cruzou para Marinho, que, na grande área, bateu de chapa para ampliar o placar.

O terceiro não saiu por pouco, aos 26min. Madson arremessou de lateral para a área, Kaio Jorge desviou a bola e Vanderlei fez um milagre. No rebote, Jobson mandou para fora.

Aos 29min, Marinho cobrou escanteio, Lucas Veríssimo, sozinho, testou firme e a bola raspou o travessão.

O Imortal teve mais uma chance, aos 30min. Matheus Henrique tabelou com Pepê, que chutou. John desviou e a bola bateu do travessão.

O terceiro gol saiu no primeiro ataque do Peixe na etapa final. Aos 8min, Sandry encheu o pé de fora da área e Vanderlei mandou para fora. Na sequência, Marinho cobrou escanteio, Madson desviou e Kaio Jorge pegou de primeira. A bola ainda bateu no travessão, mas pegou efeito e entrou.

Aos 31min, David Braz, de falta da entrada da área, mandou uma bomba no ângulo e John fez um milagre.

O Grêmio descontou aos 35min. Ferreira cruzou e Thaciano fez de cabeça.

A resposta do Peixe foi imediata. Aos 37min, Jean Mota recebeu na área e cruzou para Laércio, que testou para fechar o placar na Vila.

"Em 2011 eu via o Neymar pela TV na Libertadores e hoje posso ajudar o Santos", festejou Kaio Jorge.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.