Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Barcelona também é um pouquinho de Brasil, ia-iá

O ex-presidente Josep Maria Bartomeu foi preso acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e administração injusta

São Paulo

Se gritar 'pega, ladrão', não fica um, meu irmão, se gritar 'pega, ladrão', não fica um... Alô, povão, agora é fé! Com a transparência de quem, aberta e declaradamente, torce pelos acessos de Juventus e Portuguesa à Série A-1, planejava escrever sobre o clássico das portuguesas (Briosa 2 x 2 Lusa), mas a relevância jornalística do armagedônico "Barça Gate" se impõe.

O ex-presidente do Barcelona Josep Maria Bartomeu renunciou em outubro do ano passado e agora foi preso acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e administração injusta
O ex-presidente do Barcelona Josep Maria Bartomeu renunciou em outubro do ano passado e agora foi preso acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e administração injusta - Josep Lago - 19.ago.20/AFP

O ex-presidente Josep Maria Bartomeu, que renunciou em outubro, foi preso acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e administração injusta. Entre outras picaretagens, o cartola catalão (que tem currículo e perfil para fazer carreira no futebol ou no parlamento brasileiro!) contratou empresa para propagar notícias falsas e críticas aos ídolos Messi, Piqué e a rivais políticos, e semear elogios à própria corrupta e incompetente gestão: é o armagedon!

Para quem acha que a degringolada moral barcelonista começou na já extinta era Bartomeu, lembremos que Sandro Rosell (que foi diretor da Nike no Brasil responsável por negociar o contrato com a CBF e presidiu o Barça entre 2010 e 2014) também ficou preso 21 meses por lavagem de dinheiro!

O futebol brasileiro, que não tem condições de contratar Messi nem qualquer dos principais jogadores dos grandes clubes europeus, está cheio de Bartomeus e Rosells por aqui. E, por exemplo, a parceria MSI/Corinthians contou com os trabalhos de Kia Joorabchian, que hoje tem uma empresa que intermedeia as negociações do Arsenal do cartola Edu Gaspar...

Se dá para chamar de pacheco quem acredita que no Brasil se pratica hoje o primeiro nível do futebol mundial, só o complexo de vira-latas explica a inveja da cartolagem mundial. É só tapar o nariz e olhar para os escândalos da Fifa, da Uefa, da Conmebol e dos Bartomeus e Rosells da vida para constatar que a cartolagem brasuca tem o armagedônico padrão internacional!

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao.

Renato Gaúcho
Que o VAR é um lixo completo e que este colunista seeeeempre foi contra esse circo maldito todos os fieis (sem trocadilho) leitores estão de prova. Dito isso, o Palmeiras foi muito superior na Arena do Grêmio e ficou só no 1 a 0 porque o zagueiro Luan, outra vez, falhou feio e cavou a sua burra, inconteste e violenta expulsão.

Ferreirinha
Se a arbitragem teve zero influência na primeira perna da decisão da Copa do Brasil, a história da partida poderia ser outra, muito mais equilibrada, se Renato Gaúcho tivesse acertado na escalação: o atacante Ferreirinha, ainda mais atuando em casa, colocou pilha no duelo e não pode ser reserva deste Grêmio!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.