Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: DesinteressãoSP-2021 começa de forma quase clandestina!

Fica cada vez mais difícil defender a permanência do Campeonato Paulista no calendário

São Paulo

Sabe quem perguntou por você? Ninguém... Alô, povão, agora é fé! Entre o final do Campeonato Brasileiro e a primeira decisão da Copa do Brasil, começou, quase de forma clandestina, sem televisão aberta, sem pompa, sem circunstância nem qualquer interesse do respeitável público, o Paulistão.

Já fui mais radical, mas ainda sigo contrário a jogar mais de um século de história fora e desrespeitar a característica regional na construção da grandeza, na formação de torcedores dos clubes brasileiros! Mas, com a incompetência de quem mais deveria zelar pelos estaduais, Federação Paulista de Futebol inclusa, fica cada vez mais difícil defender a permanência do Paulistão (ou Carioca, Mineiro, Gaúcho etc.) no calendário.

Bragantino e Corinthians se enfrentaram no domingo, embora muita gente não sabia disso - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Ainda que Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos tenham torcidas nacionais, o futebol não seria uma paixão em todo o país não fossem as duplas Ba-Vi, Gre-Nal, Athle-Tiba, Re-Pa... Alagoanos e sergipanos não teriam clássicos para chamar de seus não fossem CSA x CRB e Confiança x Sergipe...

Agora, não há história e paixão eternas que resistam a fórmulas como a do Paulista, que insiste com a imbecilidade exótica de um time não jogar no grupo em que disputa a classificação... Não há interesse nem para o interior nem para os pequenos quando fazem tudo para que os grandes ignorem o certame!

A FPF teve a pachorra de programar o seu principal jogo, o Dérbi, encaixotado entre as finais da Copa do Brasil, impedindo que o Palmeiras (atual campeão paulista!) atue com sua principal força na casa corinthiana. É o armagedon!

Ah, ninguém sabe e talvez nem se interesse, mas ontem rolou Bragantino 0 x 0 Corinthians, Santo André 2 x 2 Santos e São Paulo 1 x 1 Botafogo.

Troféus do Vitão

Dorminhoco
Braga 0 x 0 Timão
 Quem cobra do futebol brasileiro um nível técnico próximo ao exibido na Europa teve o pedido atendido: Bragantino 0 x 0 Corinthians (duelo de Sul-Americana e de Série A) na rodada inaugural do Campeonato Paulista foi tão ruim, ligeiramente pior, do que Chelsea 0 x 0 Manchester United e Porto 0 x 0 Sporting!

Pintura
Véu de noiva do Morumbi
 No 3-5-2 e com os titulares, lateral direito Daniel Tantã Alves no meio-campo incluso, à Muricy, o São Paulo só empatou com o Botafogo na estreia do treinador Hernán Crespo, 1 a 1. Dudu abriu o placar e Arboleda empatou. A melhor coisa tricolor foi o novo e lindíssimo par de redes “véu de noiva” do Morumbi.

Vantagem verde

A análise de Grêmio 0 x 1 Palmeiras, primeiro jogo das finais da Copa do Brasil, você encontra na live realizada logo após a partida no canal Blog do Vitão (veja abaixo).

Nelson Rodrigues: “Invejo a burrice, porque é eterna”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.