Caneladas do Vitão: Palmeiras cai nos pênaltis e é vice jogando de igual para igual

Adaptado ao futebol brasileiro e ao clube alviverde, Abel Ferreira dá chiliques contra a arbitragem

São Paulo

Eu tenho um fusca e um violão, sou Flamengo e tenho uma nega chamada Teresa... Alô, povão, agora é fé! O Verdão pulou à frente no início, buscou o 2 a 2, abriu 3 a 1 nas penalidades e, em ótimo jogo, com predomínios alternados, foi melhor na segunda etapa. Mas, no final, Diego Alves compensou os erros de Rogério Ceni e deu Flamengo.

E teve de tudo: pintura de Raphael Veiga, golaço de Arrascaeta, um gol salvo de chaleira por Diego, pênalti, VAR, chilique de treinador e auxiliar, treta no túnel, gritos de torcedores fantasiados de “convidados” com direito a cartola desequilibrado, destemperado e mal-educado.

Danilo lamenta erro em pênalti que poderia ter dado título ao Palmeiras - Ueslei Marcelino/Reuters

O Flamengo, que já começou perdendo por 1 a 0, foi melhor no primeiro tempo mesmo em má jornada tanto de Everton Ribeiro quanto de Gerson. E mereceu a virada com os gols de Gab igol (após erro de Luan na saída e drible humilhante de Filipe Luís em Gustavo Gómez) e Arrascaeta (Felipe Melo estendeu um tapete vermelho para o habilidoso uruguaio).

No segundo, sem Abel Ferreira merecidamente expulso por um chilique patético e injustificado, o Palmeiras melhorou. E melhorou porque qualquer pessoa que acompanha futebol sabe que Danilo e Gabriel Menino não podem ver do banco Zé Rafael e Felipe Melo jogarem. Entraram e, óbvio ululante, o time melhorou. E melhoraria mais se Luan, que perdeu o pênalti do título quando estava 3 a 1 (o Fla virou para 6 a 5), desse lugar a Alan Empereur.

Rogério Ceni, que tem as digitais flagradas na invenção de Willian Arão na zaga e, pois, participação no lindo gol inaugural de Raphael Veiga, é campeão e supercampeão brasileiro. Imagine se o Fla, disparado o melhor do continente, fosse, à Jorge Jesus, mais equilibrado e sofresse menos com trocas esdrúxulas?

O Palmeiras? Pode, à Flamengo contra o Liverpool, comemorar o vice jogando de “igual para igual”... Ou chorar sem razão!

Nelson Rodrigues: “Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Troféus do Vitão

Bebê chorão
Abel Ferreira
 Enquanto o português, provando estar muito bem adaptado ao futebol brasileiro e ao Palmeiras, dá chiliques infundados e reiterados contra a arbitragem jogo sim e o outro também, é preciso desenhar, pela enésima vez, que é um absurdo abelônico Danilo, Menino e Alan Empereur nas reservas de Felipe Melo, Zé Rafael e Luan.

Muralha
Weverton
 Mesmo com Diego Alves consagrado como herói ao pegar as penalidades telegrafadas de Luan, Gabriel Menino e Mayke, além de enervar na experiência Danilo, ficou claro que Weverton é o melhor goleiro brasileiro. Não fosse ele, apesar, paradoxalmente, do domínio verde no segundo tempo, o Fla teria levado no tempo normal.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.