Verdão vence quarta partida seguida e carimba vaga na Libertadores

Com gol de pênalti anotado por Raphael Veiga, Palmeiras derrota Independiente del Valle

São Paulo

O Palmeiras jogou feio, mas o que conta é o placar. Suportou a pressão do Independiente del Valle, na altitude de 2.850 m de Quito, no Equador, venceu por 1 a 0, na quarta vitória consecutiva nesta fase de grupos da Copa Libertadores.

Com o triunfo, o Verdão é o primeiro clube a carimbar a classificação às oitavas de final da competição. Para ficar com a primeira colocação geral do Grupo A já nesta rodada, o Defensa y Justicia (ARG) não pode derrotar nesta quarta-feira (12) o Universitario, em Lima, no confronto que vai ser disputado no Peru.

O meia Raphael Veiga comemora o seu gol de pênalti
Após a cobrança perfeita de pênalti, o meia Raphael Veiga comemora o gol que definiu a vitória do Palmeiras sobre o Independiente del Valle, em Quito, no Equador; Verdão carimba a vaga às oitavas de final da Libertadores - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Para os números da história do torneio e dos dois times, o Palmeiras alcançou a 12ª partida consecutiva sem perder como visitante, um recorde. A última derrota foi em 2019 para o San Lorenzo, em Buenos Aires.

Foi primeira vez que o Verdão venceu na capital equatoriana. Além disso, o Del Valle perdeu o primeiro jogo oficial como mandante em Libertadores.

Sabedor de que o time equatoriano iria para cima como é acostumado a jogar, o técnico Abel Ferreira armou um ferrolho à frente da área e deu poucos espaços para a penetração do adversário. Isso funcionou muito bem no primeiro tempo, tanto que o goleiro Weverton não teve muito trabalho nas poucas bolas que foram à sua meta.

A segunda parte do planejamento tático era armar um contragolpe letal. O problema foi a falta de sintonia nos lançamentos longos. Com a defesa adiantada, o Del Valle conseguiu deixar Rony impedido várias vezes.

Bastou um acerto no contra-ataque para a estratégia dar resultado. Tudo começou em uma arrancada de Raphael Veiga, com a participação decisiva de Patrik de Paula, que deixou Luiz Adriano cara a cara com o goleiro Ramírez.

Mais rápido do que o arqueiro, o camisa 10 tocou primeiro na bola e sofreu a penalidade. Raphael Veiga, aos 43min, cobrou com perfeição e anotou o gol que definiu o triunfo visitante.

Na etapa final, o Alviverde seguiu a cartilha de que jogo feio também serve para ganhar uma partida.

Com os 11 homens na defesa e sem cerimônia em dar chutões, os palmeirenses foram de uma obediência tática tamanha que o Del Valle rondou a área, abusou dos chuveirinhos, mas nada fizeram que pudesse abalar a confiança do Palmeiras.

O que faltou para uma vitória mais segura foi aproveitar as arrancadas, principalmente ao acionar Rony.

Na próxima sexta-feira (14), o desafio é seguir na luta pelo bicampeonato estadual. Em Bragança, o Palmeiras encara o RB Bragantino, no duelo que vale uma vaga às semifinais do Campeonato Paulista.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.