Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Corinthians ressuscita no Horto e vence a primeira com Sylvinho

Sem invencionices ou devaneios, aumenta a chance de o clube não passar apuros

São Paulo

Vou acender velas para são Jorge... Alô, povão, agora é fé! Com uma atuação segura na defesa e com direito a sofrimento no final, o Corinthians venceu o América-MG por 1 a 0. Foi o primeiro gol alvinegro no Campeonato Brasileiro e a primeira vitória do time do povo sob o comando de Sylvinho.

Com cinco mudanças em relação à equipe que perdeu para o Atlético-GO (Raul Gustavo, Piton, Camacho, Ramiro e Mateus Vital deram lugar, respectivamente, a João Victor, Fábio Santos, Gabriel, Roni e Cantillo), o Corinthians, ao menos, mostrou mais solidez defensiva e não ofereceu o latifúndio explorado pelo Dragão.

Fábio Santos comemora o gol que deu a vitória ao Corinthians sobre o América-MG
Fábio Santos comemora o gol que deu a vitória ao Corinthians sobre o América-MG - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do meio para a frente, a criatividade e a variedade não foram volumosas, mas teve evolução: por três vezes, sempre pela direita, o Corinthians chegou. Nas duas primeiras, Fagner e Gustavo Mosquito experimentaram o goleiro Matheus Cavichioli; na terceira, Mosquito invadiu a área e sofreu pênalti de Marllon: Fábio Santos, o único batedor de pênalti confiável no elenco, converteu.

No segundo tempo, o América, ainda que sem nenhuma inspiração, alugou o meio-campo ofensivo e ensaiou uma pressão. O Corinthians, como nos velhos tempos, não se sentiu desconfortável e segurou o 1 a 0, com direito a gol bem anulado do Coelho e ótima defesa de Cássio.

A melhora e os fundamentais três pontos não podem iludir o Corinthians (3/45). Mas, se Sylvinho não foi avisado por nenhum auxiliar e não sabia, ficou claro, pela enésima vez, que este elenco tem de jogar fechado, organizado, protegido e sem pós-modernidades de marcar em linha alta e blá-blá-blá. No feijão com arroz bem feito, sem invencionices nem devaneios, aumenta a chance de não passar apuros e desespero na reta final.

Já o América-MG, que perdeu a segunda no campeonato, vai ter que apresentar um pouco mais que o sorriso irônico de Lisca Doido se não quiser voltar à Série B do Brasileiro e manter a tradição de time ioiô.

Nelson Rodrigues: "Perfeição é coisa de menininha tocadora de piano".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Destaques da 2ª rodada do do campeonato brasileiro de VARtebol

Sinal verde

Depois de perder para o atual bicampeão e maior favorito ao título, o Flamengo, por 1 a 0, o Palmeiras fez o dever de casa, cumpriu a obrigação e se reabilitou batendo a lanterna e maior favorita à degola, a Chapecoense, por 3 a 1. Wesley (2) e Luiz Adriano marcaram para o Palmeiras. Busanello descontou.

É muito difícil ainda fazer qualquer projeção do Brasileiro restando 36 rodadas de um calendário insano que nem sequer respeita data Fifa e com o campeonato sendo disputado no desgovernado país epicentro da gripezinha que MATOU 473.495 pessoas, mas tudo indica que o Palmeiras vai brigar nas cabeças!

O cara da rodada

Vojvoda

Para mostrar que a virada sobre o Atlético-MG não foi sorte, o Fortaleza humilhou o Colorado: 5 a 1. Titi, Robson, Pikachu e Wellington Paulista, além de Zé Gabriel, contra, marcaram para o Leão em uma atuação que brilhou o coletivo dirigido pelo técnico Vojvoda!

Troféu pintura

Jean Mota

O pombo sem asa do meio-campista santista que abriu a contagem no 3 a 1 sobre o Ceará foi a pintura da 2ª rodada do Brasileirão. Jean Mota, que não é exatamente querido pela torcida peixeira, colocou força, curva, categoria e jeito no arremate! Golaço, sem chance para Richard! Kaio Jorge, que fechou os trabalhos de cabeça, aproveitando uma jogada de escanteio ensaiada pelo técnico Fernando Diniz, também merece aplausos pela boa atuação.

Troféu picareta

Rogério Caboclo

Afastado por 30 dias da presidência da CBF, o cartola é acusado de: assédio moral e sexual por uma funcionária da CBF; de negacionista por todos que prezam a vida e acham, pois, uma insanidade a ideia que patrocinou, em tabelinha com Bolsonaro, de sediar a Cova América; de autoritário, por todos os cartolas, técnicos, atletas e torcedores que viram o vídeo vazado de como ele dirige o futebol... E ainda é afilhado político de Del Nero: que capivara!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.