Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Pátria de Chuteiras vive o seu 25 de abril de 1984 no Paraguai

Casemiro poderia entrar no genial time de Sócrates

São Paulo

Cães danados do fascismo, babam e arreganham os dentes, sai do ovo a serpente, fruto podre do cinismo... Alô, povão, agora é fé! Na preliminar do anúncio do covarde e decepcionante manifesto dos jogadores da seleção brasileira, confirmando que amarelaram e que, subservientes, participarão da Cova América, o Brasil enfrenta o Paraguai pelas eliminatórias.

Tite, que já está na história como o maior treinador do Corinthians, poderia também entrar para a história do Brasil repetindo a coragem e a honradez de João Saldanha, que peitou Médici e não se deixou ser usado pela ignóbil ditadura militar.

Maior treinador do Corinthians, Tite poderia também entrar para a história do Brasil repetindo a coragem e a honradez de João Saldanha
Maior treinador do Corinthians, Tite poderia também entrar para a história do Brasil repetindo a coragem e a honradez de João Saldanha - Lucas Figueiredo/CBF

Casemiro, com história vitoriosa no Real Madrid, poderia entrar no genial time de Sócrates (capitão em 1982, quando defendia a democracia em época da ditadura) e virar o capitão mais importante da história da seleção se liderasse um posicionamento de todos atletas não só contra a abjeta CBF de Caboclo, mas também em favor da população contra o desgoverno genocida presidido por um lunático vendedor de cloroquina.

A oportunidade estava (e ainda está) na mesa, mas a parcela democrática, civilizada e antifascista da torcida já pode se preparar para a decepção futebolística à altura de 25 de abril de 1984, quando a emenda das Diretas Já foi rejeitada.

Os alienados e egoístas jogadores vão jogar a Copa América. Posicionamento? Será só mais um manifesto na pátria das notas de repúdio. O bolsonarista (e ex-Nike) Neymar e grande elenco nunca mostraram preocupação com os 474.614 MORTOS da "gripezinha". Viva a memória!

Caboclo vai passar, como passaram (oficialmente) Del Nero, Teixeira, Havelange e picaretas similares, mas os Coronéis Nunes da vez continuarão assaltando a paixão nacional. A "novidade" é a volta ignóbil da interferência do governo na seleção à ditadura militar. Nojo!

Ernest Hemingway: "Quem está nas trincheiras ao teu lado? E isso importa? Mais do que a própria guerra".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Eliminatórias
Com a tranquilidade de saber que a ponta será mantida mesmo em caso de derrota, a amarelona seleção brasileira vai manter o 100% e começar a contagem regressiva para a Copa do Mundo. E daí? Palpites: Paraguai 0 x 1 Brasil, Equador 3 x 0 Peru, Chile 2 x 0 Bolívia, Venezuela 0 x 2 Uruguai e Colômbia 1 x 1 Argentina.

Copa do Brasil
O Santos já encaminhou a classificação às oitavas com o 2 a 0 no Paraná; hoje, o São Paulo tem 99% de chance de golear o 4 de Julho, avançar e diminuir a vergonha da piaba de 3 a 2 na ida: 99%, mas tem aquele 1% vagabundo dando um tempero arretado. Palpites: Santos 3 x 0 Cianorte e São Paulo 4 x 0 4 de Julho.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.