Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Mundo amarelo paralelo

Com muito orgulho, com muito amor

São Paulo

“Vaca amarela fez o número 02 na panela, quem falar primeiro come toda a caca dela”...

O tempo passa, a terra plana capota e as brincadeiras se repetem, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.

Obrigada a voltar à sala de aula mesmo ainda sem ser vacinada e sem coragem de expor a filha ao mesmo risco, a professora ensinou a sua garotinha a brincar de “imprensa amarela” para espairecer e ignorar os fatos tristes no período que ela passaria sozinha em sua casa enquanto a mãe trabalhava.

Cinéfila e palmeirense, a educadora teve como inspiração negacionista o bem-intencionado “A Vida É Bela” e as entrevistas surreais “contra tudo e contra todos” do técnico que declarou não ter visto o Palmeiras ser dominado pelo São Paulo na final do Paulistão —e depois culpou a mídia por veicular exatamente o que ele disse.

Ilustração para a coluna do Vitor Guedes
Cláudio de Oliveira

A estratégia da professora foi um sucesso! E foi bem mais simples do que ela imaginava esconder a putrefata realidade da filha. Com oferta ampla e multimídia, foi fácil selecionar dezenas de emissoras, sites e jornais que a menina poderia ver, ouvir, ler e acessar para permanecer na ignorância, na alienação e sem saber que é um absurdo total a realização da Copa América no desgovernado país epicentro mundial da “gripezinha”.

Para não correr o risco de a filha vomitar quando encontrasse na rua alguém vestindo com muito orgulho e com muito amor a camisa amarela da CBF, que tão bem veste o bolsonarista Neymar, os mesmos canais de negação e desinformação foram úteis. Ela constatou que, em muitas emissoras (que, registre-se, são concessões públicas), o realismo fantástico é tamanho que normalizam o amarelo-CBF como uniforme anticorrupção!

Mecanismo pronto. Selecionados os canais de alienação, restou à professora a tarefa de convencer a filha a ser atraída pelo “home office” e estudar sozinha enquanto a mãe ensinava presencialmente outras crianças. E daí? Cada um com seus problemas e prioridades. No mundo paralelo, os mercados reagem bem aos 470.968 MORTOS. Como não é pedalada fiscal, as instituições estão funcionando, a boiada passando, o “PIB reaquece, e empresas desengavetam R$ 164 bilhões em projetos”. Viva a memória!

Malcolm X: “Se você não for cuidadoso, os jornais vão acabar te fazendo odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e adorar as pessoas que estão levando a cabo a opressão”.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.