Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: Álcool pode; camisinha, não!

Pandemia de Covid provoca mudanças na tradição dos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Devido à pandemia de Covid-19, os Jogos de Tóquio serão fora do padrão normal do maior evento esportivo do planeta. O protocolo sanitário para evitar contágios exige mudanças drásticas em todos os sentidos, desde a proibição de público estrangeiro até o fim do que já virou tradição olímpica: a distribuição de camisinhas dentro da Vila Olímpica.

A Vila Olímpica dos Jogos de Tóquio, com 3.800 quartos, onde ficarão hospedadas 18 mil pessoas, entre atletas e equipes técnicas
A Vila Olímpica dos Jogos de Tóquio, com 3.800 quartos, onde ficarão hospedadas 18 mil pessoas, entre atletas e equipes técnicas - Behrouz Mehri - 20.jun.21/AFP

Desde os Jogos de Seul, em 1988, os preservativos sempre foram distribuídos para as delegações, chegando ao recorde de 450 mil na Rio-2016. O número era três vezes maior que o dos Jogos de Londres-2012 e dava 42 por atleta para os 17 dias de competição.

No entanto, o COI (Comitê Olímpico Internacional) e o Comitê Organizador dos Jogos decidiram quebrar essa tradição para desencorajar contatos entre os atletas na Vila, que foi aberta oficialmente no último domingo (20) e conta com 3.800 quartos divididos em 21 prédios, além das áreas comuns, como restaurante, academia, banco e lavanderia.

Para compensar a falta de contato entre os competidores, foi liberado o consumo de bebidas alcoólicas. Nas áreas comuns continua proibido, mas os participantes poderão levar as bebidas para os quartos.

Se essas medidas vão surtir efeito e evitar a transmissão do coronavírus, saberemos durante o evento, mas certamente vai acabar com o clima olímpico de confraternização que sempre marcou a Vila Olímpica.

Se bem que sempre existirá aquele espertinho que foge de fininho de madrugada para se esbaldar. Afinal, é muito difícil segurar os atletas na concentração.

Em 2016, o ginasta holandês Yuri van Gelder se deu mal em uma dessas saídas. Para festejar a classificação à final das argolas, ele foi para uma balada fora da Vila e chegou na manhã seguinte. Acabou expulso da delegação e teve de voltar para casa sem disputar a final.

Claudinei Queiroz
Claudinei Queiroz

49 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.