Descrição de chapéu baú olímpico

Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Finalizada a Primeira Guerra Mundial, o COI (Comitê Olímpico Internacional) escolheu a cidade de Antuérpia como sede da sétima edição dos Jogos, em 1920. A decisão foi uma espécie de homenagem à Bélgica, que sofreu muito durante a guerra, por ser o ponto central entre a França e a Alemanha e palco de infindáveis combates.

Equipe de tiro do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia; Guilherme Paraense conquistou medalha de ouro
Equipe de tiro do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia; Guilherme Paraense conquistou medalha de ouro - Acervo/COB

Foi nessa edição também que o Brasil enviou pela primeira vez uma delegação, composta por 21 atletas que competiram em 5 modalidades (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo). Por ter sido uma estreia, o resultado final foi muito comemorado com a conquista de três medalhas, todas no tiro: o tenente do Exército Guilherme Paraense levou o ouro no tiro rápido individual de 25m, Afrânio Antônio da Costa conseguiu a prata na pistola livre individual de 50m e os dois, ao lado de Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa, conquistaram o bronze por equipe.

Além do tiro, os demais atletas demonstraram ser ecléticos ao disputarem provas diferentes. Orlando Amêndola e João Jório, por exemplo, competiram na natação, no remo e no polo aquático. Os nadadores Adhemar Ferreira Serpa e Angelo Gammaro também disputaram o polo aquático, enquanto Abrahão Saliture participou do remo.

Guilherme Paraense, campeão olímpico de tiro esportivo, em 1920, nos Jogos da Antuérpia
Guilherme Paraense, campeão olímpico de tiro esportivo, em 1920, nos Jogos da Antuérpia - Acervo/COB

No geral, os Jogos de Antuérpia tiveram a participação de 2.622 atletas (65 mulheres) de 29 países, na disputa de 156 eventos. A grande ausência foi a Alemanha, que foi "desconvidada" pela Bélgica por ter iniciado a Primeira Guerra Mundial, que acabou por cancelar o evento de 1916.

Foi nessa edição, realizada de 20 de abril a 12 de setembro, que a bandeira olímpica, formada pelos cinco círculos, foi hasteada pela primeira vez. Os EUA dominaram com 95 medalhas: 41 ouros, 27 pratas e 27 bronzes.

A norte-americana Ethelda Bleibtrey foi a grande destaque dos Jogos ao conquistar três medalhas de ouro na natação (100m, 300m e 4x100m livre), quebrando cinco recordes mundiais
A norte-americana Ethelda Bleibtrey foi a grande destaque dos Jogos ao conquistar três medalhas de ouro na natação (100m, 300m e 4x100m livre), quebrando cinco recordes mundiais - Reprodução/COI

Olimpíada tem domínio de atletas multicampeões

Em Antuérpia, alguns atletas se destacaram, como o italiano Nedo Nadi, que ganhou ouro em cinco das seis provas de esgrima, e a tenista francesa Suzanne Lenglen, uma das melhores de todos os tempos, ganhadora de dois ouros e um bronze.

Havaiano conquista segundo ouro e ajuda a popularizar o surfe

Campeão dos 100m livre em Estocolmo-1912, o havaiano Duke Kahanamoku conquistou o bicampeonato na prova em Antuérpia. Depois, ele correu o mundo fazendo demonstrações de surfe e ficou conhecido como o pai do surfe moderno.

VEJA TAMBÉM:

Baú Olímpico: Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Baú Olímpico: Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
Baú Olímpico: EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Baú Olímpico: Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Baú Olímpico: Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Baú Olímpico: Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.