Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: Jogos de Tóquio começam com Covid-19 e tudo

Apesar de a população temer pela piora da pandemia, Japão mantém evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na véspera das últimas edições olímpicas, as discussões principais sempre eram os altos custos das obras e, mais fortemente na Rio-2016, qual legado deixariam para o futuro do país.

Morador mostra cartaz pedindo o cancelamento da Olimpíada de Tóquio; apesar dos protestos, Jogos estão mantidos
Morador mostra cartaz pedindo o cancelamento da Olimpíada de Tóquio; apesar dos protestos, Jogos estão mantidos - Yuki Iwawura - 17.jul.21/AFP

Para os Jogos de Tóquio-2020, porém, esses assuntos foram praticamente esquecidos com o advento da pandemia de Covid-19. O temor inicial era tão grande que se falou em cancelamento dos Jogos. Mas o COI (Comitê Olímpico Internacional) e os organizadores (CO) chegaram a um acordo para adiar em um ano o evento, com a esperança de que desse tempo de a pandemia ser controlada.

Isso não aconteceu e, mesmo assim, os Jogos começaram na madrugada desta quarta-feira (21) com as primeiras partidas de futebol e softbol. Ao contrário do que torciam COI e organizadores, os casos de Covid-19 só cresceram, aumentando ainda mais a preocupação da população.

Na Vila Olímpica, os primeiros casos positivos já foram detectados e os cinco atletas e dirigentes contaminados, colocados em quarentena. O que acontecerá daqui até o dia 8 de agosto, data da cerimônia de encerramento? Infelizmente, a tendência é que mais casos apareçam, seguindo o ritmo na cidade.

Os surfistas Italo Ferreira (à esq.) e Gabriel Medina são duas esperanças de medalha do Brasil nos Jogos de Tóquio
Os surfistas Italo Ferreira (à esq.) e Gabriel Medina são duas esperanças de medalha do Brasil nos Jogos de Tóquio - Behrouz Mehri - 14.set.19/AFP

Já que os Jogos vão mesmo acontecer, o brasileiro tem bons motivos para ficar acordado de madrugada a partir de agora. São grandes as expectativas de que o Brasil bata o recorde de medalhas conquistado na Rio-2016: 19, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Com a entrada do surfe e do skate no programa olímpico, pelo menos cinco medalhas têm grande chance de sair apenas dessas duas modalidades. E ainda temos os tradicionais vôlei, vôlei de praia, vela, judô, futebol, natação, maratona aquática, boxe, ginástica artística, canoagem e atletismo, além de alguma outra surpresa.

Mas como em Olimpíada todos estão no auge da forma física e técnica, só nos resta torcer, e muito, para que a Covid fique longe dos atletas e que eles voltem carregados de medalhas.

Claudinei Queiroz
Claudinei Queiroz

49 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.