Descrição de chapéu baú olímpico

Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Negro norte-americano conquista quatro ouros na Alemanha nazista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na Olimpíada de 1936, em Berlim, Adolf Hitler já era chanceler desde 1933 e contava com a visibilidade dos Jogos para fazer propaganda do Partido Nazista e tentar provar a teoria da supremacia racial ariana, que perseguia os judeus no país. No entanto, quem roubou a cena foi o negro norte-americano Jesse Owens, ganhador de quatro medalhas de ouro no atletismo.

Com uma atuação de gala no estádio Olímpico da capital alemã, Owens venceu as provas de salto em distância, 100 m, 200 m e revezamento 4x100 m rasos.

Jesse Owens cruza a linha de chegada na prova dos 100 m rasos em Berlim, uma de suas quatro medalhas de ouro; após os Jogos, ele voltou para os EUA e precisou fazer duelos contra cavalos para ganhar dinheiro
Jesse Owens cruza a linha de chegada na prova dos 100 m rasos em Berlim, uma de suas quatro medalhas de ouro; após os Jogos, ele voltou para os EUA e precisou fazer duelos contra cavalos para ganhar dinheiro - 5.ago.1936/AFP

O feito do velocista foi ainda mais destacado porque essa edição olímpica foi a primeira com televisionamento. Vinte e cinco aparelhos de TV foram colocados em salas na cidade de Berlim para a população assistir à competição. Além disso, foram vendidos mais de quatro milhões de ingressos para os Jogos, que tiveram a participação de 3.963 atletas (331 mulheres) de 49 países.

No final, os anfitriões desbancaram os EUA e lideraram o quadro de medalhas, com 101 pódios, sendo 38 ouros, 31 pratas e 32 bronzes. Os americanos foram 57 vezes ao pódio, com 24 ouros, 21 pratas e 12 bronzes.

O Brasil foi representado por 94 atletas (6 mulheres). No atletismo, Sylvio de Magalhães Padilha, que seria presidente do COB por duas décadas, ficou em quinto lugar nos 400m com barreira. No tiro, José Salvador Trindade também conseguiu a quinta colocação.

A nadadora Maria Lenk, desta vez, tinha companhia feminina, como sua irmã Sieglinde Lenk. Mas o melhor resultado foi de Piedade Coutinho com o quinto lugar na prova dos 400 m nado livre, feito este que só seria igualado 68 anos depois, por Joanna Maranhão, nos 400m medley na Olimpíada de Atenas 2004.

Foto oficial do embarque da delegação brasileira no Rio de Janeiro para a Olimpíada de 1936, em Berlim
Foto oficial do embarque da delegação brasileira no Rio de Janeiro para a Olimpíada de 1936, em Berlim - Arquivo Pessoal

A mais jovem medalhista da história

A nadadora dinamarquesa Inge Sorensen, de apenas 12 anos, ganhou o bronze nos 200 m peito e se tornou a mais jovem medalhista da história olímpica. Nessa mesma edição, a americana Marjorie Gestring foi a mais jovem a conquistar uma medalha de ouro, na prova do salto ornamental.

Pela primeira vez o revezamento da tocha é realizado

Sugerido pelo dr. Carl Diem, secretário do Comitê Organizador dos Jogos de Berlim, pela primeira vez foi realizado o revezamento da tocha, desde o acendimento da chama sagrada no Templo de Hera, em Olimpia (GRE), até a cidade-sede dos Jogos. Isso virou tradição a partir de então.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.