Descrição de chapéu baú olímpico

A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932

Brasil volta a participar após fica fora em Armsterdã-28

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nem mesmo a Grande Depressão, uma recessão econômica que atingiu os EUA em 1929, conseguiu impedir a realização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932. No entanto, longe da Europa e ainda na até então remota costa Oeste americana, a sede teve o menor número de participantes desde 1904 —apenas 1.332 atletas (126 mulheres) de 37 países competiram em 117 provas.

Maria Lenk, primeira atleta sul-americana a disputar uma edição olímpica, em Los Angeles-1932, durante um torneio master em 1984, o ano em que os Jogos voltaram para a cidade americana
Maria Lenk, primeira atleta sul-americana a disputar uma edição olímpica, em Los Angeles-1932, durante um torneio master em 1984, o ano em que os Jogos voltaram para a cidade americana - Luiz Novaes - 1º.abr.84/Folhapress

Uma novidade nessa edição foi a duração de apenas 16 dias. Entre 1900 e 1928, os Jogos não tiveram menos de 79 dias de disputas. O período entre 15 e 18 dias passou a ser tradição nas Olimpíadas seguintes.

Os donos da casa mais uma vez dominaram o quadro de medalhas, com 110 pódios (44 ouros, 36 pratas e 30 bronzes), à frente da Itália, com 36 (12 medalhas de cada).

Depois de ficar fora de Amsterdã-1928 por questões financeiras, o Brasil voltou a mandar 82 atletas para Los Angeles em uma viagem que durou um mês no navio Itaquicê. O problema foi que apenas 66 puderam participar. Cada passageiro que desembarcasse tinha que pagar um dólar. Como os recursos eram escassos, os organizadores decidiram que só desceriam os que tinham chances de medalha. Depois, os integrantes das equipes de polo aquático, remo e atletismo também puderam descer.

O destaque brasileiro e única mulher da delegação foi a nadadora Maria Lenk, então com 17 anos, a primeira sul-americana a participar de uma edição olímpica. Ela nadou em três provas: 100m livre, 100m costas e 200m peito.

Uma história curiosa aconteceu com Adalberto Cardoso, que escapou do navio e foi para Los Angeles a pé e de carona. Chegou ao estádio Olímpico a dez minutos da prova dos 10.000 m, mas conseguiu participar, mesmo descalço. Foi chamado de Homem de Ferro pela mídia.

Brasileiros viajam em navio camuflado de barco de guerra

Para não pagar pedágio no Canal do Panamá, o navio Itaquicê, da delegação brasileira, foi camuflado de barco de guerra. Mas não adiantou: inspetores subiram a bordo, verificaram que os canhões eram decoração e a delegação teve que pagar o tributo. Além disso, os atletas tinham o compromisso de vender 55 mil sacas de café, que estavam no porão do navio, nos portos durante as paradas do percurso. Quem não desembarcou para disputar os Jogos seguiu viagem até São Francisco para encontrar compradores.

Babe Didrikson, a melhor atleta do início do século

A americana Babe Didrikson Zaharias foi eleita em 1950 pela agência AFP a atleta da primeira metade do século pelo seu desempenho no basquete (na faculdade), no atletismo e no golfe. Em Los Angeles-32, ela foi ouro no lançamento de dardo, mesmo com uma lesão no ombro, e nos 80 m com obstáculos, além de uma prata no salto em altura. Naquela época, mulheres só podiam disputar três provas no atletismo. Após os Jogos, ela se dedicou ao golfe e se tornou uma das melhores jogadoras de todos os tempos.

A norte-americana Mildred Didrikson (à dir.), chamada de Babe, conquistou três medalhas no atletismo na Olimpíada de 1932, em Los Angeles
A norte-americana Mildred Didrikson (à dir.), chamada de Babe, conquistou três medalhas no atletismo na Olimpíada de 1932, em Los Angeles - Reprodução

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.