Descrição de chapéu baú olímpico

Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24

Pela primeira vez a pira olímpica ficou acesa no estádio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde que as atletas mulheres foram autorizadas a participar dos Jogos Olímpicos, em Paris-1900, o número de participantes do sexo feminino aumentou a cada edição. Em Amsterdã-1928, porém, competiram 277 mulheres, mais que o dobro das 135 de quatro anos antes, em Paris.

Ethel Catherwood, a "musa" dos jogos de Amsterdã-1928, conquistou a medalha de ouro no salto em altura
Ethel Catherwood, a "musa" dos jogos de Amsterdã-1928, conquistou a medalha de ouro no salto em altura - Reprodução

Isso ocorreu porque entraram no programa olímpico as competições femininas de ginástica artística e atletismo. Até então, elas disputavam apenas provas de tênis, golfe, arco e flecha, patinação artística, vela, natação e esgrima.

A Olimpíada da capital holandesa teve a participação total de 2.883 atletas de 46 países. A novidade foi a volta da Alemanha, ausente desde Estocolmo-1912 por ter provocado a Primeira Guerra Mundial.

O evento holandês também teve algumas novidades que passaram a fazer parte da tradição olímpica. Pela primeira vez foi instalada no estádio uma pira acesa com a chama sagrada de Olímpia na cerimônia de abertura, que ficou queimando durante toda a competição.

Além disso, a Grécia, como sede dos Jogos da Antiguidade, passou a ser o primeiro país a desfilar na cerimônia de abertura e o país anfitrião, no caso a Holanda, o último.

Tarzan se aposenta - Após os três ouros e um bronze de Paris-1924, na natação, o americano Johnny Weissmuller ganhou mais dois ouros em Amsterdã-1928, antes de abandonar as piscinas, iniciar a carreira de ator e virar o Tarzan
Tarzan se aposenta - Após os três ouros e um bronze de Paris-1924, na natação, o americano Johnny Weissmuller ganhou mais dois ouros em Amsterdã-1928, antes de abandonar as piscinas, iniciar a carreira de ator e virar o Tarzan - Reprodução/Olimpic Channel

Como nas edições anteriores, os EUA dominaram o quadro de medalhas, com 56, sendo 22 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze. A Alemanha voltou com tudo e ficou em segundo, com 39 pódios (11 ouros, 9 pratas e 19 bronzes).Desta vez, o Brasil não enviou uma delegação, devido à crise econômica que o país atravessava.

Um dos destaques desses Jogos foi o bicampeonato olímpico do Uruguai no futebol. Após o ouro em Paris-1924, a Celeste voltou a dar show em Amsterdã e decidiu com a Argentina. Após empate por 1 a 1 no primeiro jogo, os uruguaios ganharam o segundo por 2 a 1.

Finlandês Voador ganha 3 medalhas e se despede dos Jogos

Após os 3 ouros e 1 prata em 1920 e 5 ouros em 1924, o fundista finlandês Paavo Nurmi conquistou mais um ouro e duas pratas em Amsterdã para totalizar 12 pódios, sendo 9 ouros, número só igualada pelo americano Carl Lewis em Atlanta-1996. Nurmi também pretendia disputar a maratona em Los Angeles-1932, mas foi proibido por cobrar por shows. (CQ)

Carros provocam a criação da placa de estacionamento

Os organizadores dos Jogos enfrentaram um problema curioso: o excesso de carros motorizados e motocicletas ao redor do estádio olímpico. Isso fez com que fosse instalado um estacionamento e criada a respectiva placa: um círculo azul com a letra P branca no centro, que virou símbolo internacional de estacionamentos.

VEJA TAMBÉM:

Baú Olímpico: Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Baú Olímpico: Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
Baú Olímpico: EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Baú Olímpico: Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Baú Olímpico: Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Baú Olímpico: Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.