Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: O fim da entressafra da natação brasileira

Nova geração de nadadores começa a dar resultados em Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde as Olimpíadas de Helsinque, em 1952, quando Tetsuo Okamoto conquistou a medalha de bronze nos 1.500 m livre, a natação brasileira passou a frequentar os pódios olímpicos. No entanto, nunca conseguiu criar uma geração com vários atletas com chances reais nos Jogos.

Vieram na sequência Manoel dos Santos, Ricardo Prado, Gustavo Borges e Fernando Scherer, o Xuxa, até chegar a Cesar Cielo, o único que conseguiu o ouro, além de bater os recordes mundiais dos 50m livre e 100m livre, que ainda se sustentam até hoje.

Fernando Scheffer, de 23 anos, é um dos nadadores da nova geração brasileira; ele sai de Tóquio com um bronze nos 200m livre
Fernando Scheffer, de 23 anos, é um dos nadadores da nova geração brasileira; ele sai de Tóquio com um bronze nos 200m livre - Attila Kisbenedek - 27.jul.21/AFP

Da mesma geração, Thiago Pereira também ganhou uma prata em Londres-12.

Assim, desde Barcelona-1992, em apenas dois Jogos os nadadores brasileiros ficaram de mãos vazias: em Atenas-2004 e Rio-2016 (excetuando-se o bronze de Poliana Okimoto na maratona aquática).

Nas Olimpíadas do Rio, o país já não contou com Cesar Cielo e, apesar do número recorde de participantes, não teve sucesso nas piscinas do Parque Olímpico.

Cinco anos depois, em Tóquio, o grupo nacional mostrou algumas promessas para o futuro, como Guilherme Costa, Fernando Scheffer, Murilo Sartori, Pedro Spajari, Luiz Altamir e Gabriel Santos.

Desses, o que conquistou um melhor resultado foi Scheffer, bronze nos 200m livre aos 23 anos. Assim como os demais, ele continuará evoluindo e pode chegar aos Jogos de Paris-2024 para lutar pelas

A semana de natação das Olimpíadas de Tóquio está chegando ao fim e apenas mais um brasileiro tem chances reais de ir ao pódio: Bruno Fratus. Ele compete nesta sexta (30) nos 50 m livre e tem tudo para conquistar mais uma medalha.

Seu grande rival é o americano Caeleb Dressel, a quem derrotou este ano, nos EUA. Se o ouro vier mesmo vai mostrar que a entressafra da natação realmente ficou para trás.

Claudinei Queiroz
Claudinei Queiroz

49 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.