Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Abel Ferreira supera erros em campo com show no vestiário

Não é fácil encostar Felipe Melo e Lucas Lima sem causar ruído

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ai, bate o pé, bate o pé, bate o pé, ai, bate o pé, faça assim como eu... Alô, povão, agora é fé! O discurso cênico do "contra tudo e contra todos" só é possível porque o técnico tem todo o caro, farto, qualificado e complicado elenco alviverde do seu lado.

Campeão paulista (2020), da Copa do Brasil (2020) e da Libertadores (2020) e semifinalista da Libertadores (2021), o grande mérito de Abel Ferreira é a gestão do vestiário. Muito mais até do que duas atuações históricas na Libertadores (3 a 0 na Argentina sobre o River, em 2020; 3 a 0 no Choque-Rei, agora), o grande feito do português é driblar os melindres e manter quem joga do seu lado e quem não joga, se não feliz, calado.

Abel Ferreira conversa com alguns jogadores durante treinamento, na Academia de Futebol; o comandante tem feito um ótimo trabalho no vestiário
Abel Ferreira conversa com alguns jogadores durante treinamento, na Academia de Futebol; o comandante tem feito um ótimo trabalho no vestiário - Cesar Greco - 2.abr.21/Palmeiras/Divulgação

Não é fácil encostar Felipe Melo e Lucas Lima sem causar ruído no elenco, não é simples receber Dudu e manter a 7 para Rony e não causar ciumeira, não é teta administrar o natural deslumbramento de garotos que despontam da base para o estrelato rapidamente como Patrick de Paula, Danilo, Veron, Menino, Wesley...

Se o português, embora não seja nenhum idiota, está longe de ser o Rinus Michels da tática e tem graves problemas comportamentais com a arbitragem, sendo expulso com justa frequência, ele repete no Verdão o mesmo sucesso que o seu compatriota Jorge Jesus teve no Flamengo na administração de vaidades. Abel, às vezes, toma pau da imprensa (tem também os analistas abelistas fanáticos que parecem mais presidentes de fã-clube), da diretoria e da torcida, mas jamais se viu algum posicionamento público de insubordinação ou de indisciplina de seus comandados.

Futebol é multifatorial, mas é muito gestão de grupo. Como a queda de Ceni no Flamengo e a trágica passagem de Tiago Nunes no Corinthians escancararam, quem faz a diferença são os atletas! E eles só jogam quando o técnico, ainda que erre e não seja genial, ganha todo o grupo.

Friedrich Nietzsche: "Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Vamos, Daniel Alves FC!
O vareio humilhante que levou do Palmeiras na Libertadores já passou! Urge e é imperativo que elenco, comissão técnica e torcida levantem a cabeça e recuperem o ânimo para que o Tricolor mantenha um nível aceitável no Brasileiro e na Copa do Brasil para não comprometer o futuro de Daniel Alves na seleção!

Brasileirão de VARtebol
No armagedônico clássico tricolor, o vice-lanterna Grêmio coloca, bah, seu desespero em jogo contra um Bahia, que, em caso de derrota no Sul, também vai ter que começar, meu rei, a olhar preocupado para o Z-4. Palpites de amanhã: Grêmio 1 x 1 Bahia, Atlético-GO 2 x 0 Chapecoense e Juventude 0 x 1 Fortaleza.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.