Santos joga mal e dá adeus nas quartas de final da Sul-Americana

Em uma partida com apenas duas finalizações santistas, time perde para o Libertad no Defensores del Chaco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de uma vitória sofrida por 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, na Vila Belmiro, o Santos esperava dificuldades na volta, em Assunção (PAR). E foi o que aconteceu. Com gol de Sebastián Ferreira, o Libertad venceu por 1 a 0 e garantiu a vaga nas semifinais por ter marcado no Brasil.

Camacho tenta passar pela marcação de Bocanegra, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção;  Peixe cai nas quartas da Copa Sul-Americana
Camacho tenta passar pela marcação de Bocanegra, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção; Peixe cai nas quartas da Copa Sul-Americana - Cesar Olmedo/Pool/AFP

Na próxima fase, o time paraguaio enfrentará o Red Bull Bragantino, que volta a uma competição internacional após 25 anos. O time de Bragança garantiu a classificação à semifinal ao passar pelo Rosario Central (ARG) por 1 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid. Na Argentina, o Massa Bruta já havia vencido por 4 a 3.

A outra semifinal será entre o Athletico-PR e o Peñarol (URU). Também nesta quinta (19), o Furacão bateu a LDU (EQU) por 4 a 2 na Arena da Baixada e se recuperou da derrota no jogo de ida por 1 a 0. As datas e horários ainda serão divulgados pela Conmebol.

O primeiro tempo do duelo no Paraguai foi um pesadelo para o torcedor santista. A equipe da casa, como esperado, partiu para cima, pressionando o Peixe, e abriu o placar logo aos 13 min, quando Sebastián Ferreira aproveitou um rebote do goleiro santista João Paulo e escorou de peito, após cabeçada de Barboza.

A partir desse momento, o time de Fernando Diniz até tentou chegar ao ataque, mas era nítida a falta de criatividade, o que fez com que os atacantes batessem de frente com a defesa. Tanto que o Alvinegro Praiano não conseguiu uma finalização sequer na parcial.

Sem Marinho, ainda se recuperando de lesão na coxa esquerda, a criação das jogadas ficou a cargo de Carlos Sánchez e Gabriel Pirani, mas o time só conseguiu ser um pouco mais efetivo quando Lucas Braga tentava uma jogada individual.

Atacante Marcos Leonardo lamenta após sua cabeçada acertar o travessão do goleiro Martín Silva; foi a primeira chance do Santos no jogo
Atacante Marcos Leonardo lamenta após sua cabeçada acertar o travessão do goleiro Martín Silva; foi a primeira chance do Santos no jogo - Cesar Olmedo/AFP

Para mudar o panorama da partida, Diniz tirou Pirani no intervalo e colocou o centroavante Marcos Leonardo. E em sua primeira participação, cabeceou a bola no travessão após boa jogada do Santos.

O lance e a postura mais agressiva mostraram um novo Peixe em campo, mas logo os paraguaios conseguiram se impor novamente e tiveram as chances mais perigosas de ampliar.

Em uma delas, o goleiro santista fez uma defesa dificílima para evitar o segundo. Diniz colocou em campo o que tinha de atacantes, mas o time continuou sem criatividade e só ameaçou o goleiro Martín Silva mais uma vez.

Nos últimos dez minutos, o time brasileiro pressionou e tentou cruzamentos, mas sem efetividade. Ao mesmo tempo, os 2.000 torcedores paraguaios cantavam na arquibancada para comemorar a vaga. Ao Santos, resta apenas a disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.