Descrição de chapéu Zona Norte

Aniversário de 441 anos da Freguesia do Ó conta com escadão grafitado e até padre em balão

Bairro terá festa com bolo estilizado e atrações no próximo domingo (29)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem passar pelo escadão que liga as avenidas Itaberaba e João Paulo 1º à rua Conde Barca na Freguesia do Ó (zona norte da capital de São Paulo) vai se deparar com os quase 100 degraus completamente grafitados. O local foi revitalizado e se tornou uma atração turística para moradores e visitantes.

A revitalização faz parte de uma série de ações para celebrar o aniversário do bairro, que completa 441 anos neste domingo (29). Na data, a região vai contar com algumas atrações. O destaque fica por um grande balão de ar quente em frente à igreja da Matriz Nossa Senhora do Ó que levará o padre Carlos Alves Ribeiro a uma altura de cerca de 40 metros para benção do bairro, às 17h30.

“Foi um convite inusitado, mas fiquei muito feliz. Abençoar é um dos ofícios de um padre e significa proteger. É o que mais desejo para todo o bairro”, afirma o padre.

“O bairro nasceu em torno da igreja de Nossa Senhora do Ó. Esse ‘Ó’ significa expectação, ou seja, esperança, e é isso que mais precisamos em tempos tão difíceis”, completa Carlos Alves Ribeiro.

Depois de descer do balão, o padre conduzirá uma missa, às 18h, em homenagem aos 441 anos na igreja da Matriz Nossa Senhora do Ó.

Além disso, das 14h às 17h vão acontecer sorteios esporádicos para selecionar pessoas para subirem com o balão. Serão entre 5 e 10 passeios no total, com uma pessoa por vez —além do responsável por conduzir o balão -, com 10 minutos de passeio. Segundo a organização, os números podem mudar conforme o clima do dia. O balão também ficará exposto para quem quiser tirar fotos.

O dia ainda contará com a entrega oficial do "Escadão da Freguesia do Ó". Com curadoria de Rafael Cardoso, gestor da Oficina Cultural Juan Serrano, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, os grafiteiros Islim (Ronaldo Roque) e Preto (Anderson Andrade) foram os responsáveis por dar uma nova cara ao escadão.

“Foi bem cansativo, mas foi super gratificante pelo retorno da comunidade. Todos que passavam lá agradeciam muito”, diz Preto, 34 anos, que faz parte do Coletivamente Hip Hop e mora há 10 anos na Freguesia.

O espaço agora conta com novas mudas de plantas ornamentais, aromáticas e até com uma horta urbana, escolhidos pela ambientalista Brenda Dias, além de mosaicos para enfeitar as laterais dos canteiros de flores.

Convidado pelo coletivo para participar do projeto, Islim, 37 anos, praticamente nasceu no bairro e celebrou o fato de colocar o escadão no centro das atenções.

“Depois que fizemos a pintura, parece que as pessoas perceberam a existência do escadão [risos]. Hoje as pessoas acham motivo para passar por lá e isso é muito gratificante. Fico muito feliz em dar esse presente para o lugar que amo”, afirma o grafiteiro.

Escadão da Freguesia do Ó foi grafitado recentemente em homenagem ao aniversário de 441 anos do bairro na zona norte de São Paulo. Na foto, os grafiteiros Islim (de camiseta branca) e Preto
Escadão da Freguesia do Ó foi grafitado recentemente em homenagem ao aniversário de 441 anos do bairro na zona norte de São Paulo. Na foto, os grafiteiros Islim (de camiseta branca) e Preto - Ronny Santos/Folhapress

O desenho, planejado por Rafael Cardoso, conta com seis punhos fechados coloridos representando resistência e diversidade, além de dois grandes losangos e desenhos de planetas e estrelas.

“O que eu mais gostei foi a ideia de pintar a diversidade, não foi um desenho aleatório. Faço questão de explicar o que significa os desenhos para as pessoas que passam por lá”, destaca Islim.

Subprefeita da Freguesia/Brasilândia entre 2019 e 2020, a vereadora Sandra Santana (PSDB) foi a responsável por fazer a primeira reforma do escadão e apoiou a intervenção artística.

“Era uma demanda da população local, mas era uma obra de risco. Deu certo, mas estava faltando vida, por isso chamamos artistas e profissionais”, celebra Sandra, que morou a vida toda na Freguesia e hoje está em Perdizes.

Os mosaicos são formados por caquinhos de pisos e azulejos doados, que foram desenhados e aplicados por artistas plásticos coordenados pela artista Liane Bittencourt.

“A arte precisa estar na rua e o escadão ficou muito bonito. É muito bom ver essa união da comunidade. Com certeza as pessoas vão preservar o espaço”, afirma Liane Bittencourt.

Moradora do bairro há oito anos, Carmem Oliveira, 56 anos, comemora a revitalização. “É uma emoção indescritível porque ele representa a resistência da Brasilândia junto com a alegria cultural da Freguesia do Ó. Está maravilhoso”, diz.

Bolo de aniversário e show

Neste domingo (29), quando completa 441 anos, a “Frega”, como é carinhosamente conhecida pelos seus moradores, vai ganhar uma grande festa.

Na praça da Matriz, às 17h45, os moradores vão cantar parabéns para o bairro e irão contar com um bolo de aniversário personalizado pela confeiteira Giuliana Gonelli, da Gonelli Dolce. A cobertura será o próprio Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó com a icônica igreja e as fachadas de todos os restaurantes que compõem o largo pintados em aquarela.

Protótipo do bolo que será feito para a celebração do aniversário da Freguesia do Ó (zona norte da capital paulista)
Protótipo do bolo que será feito para a celebração do aniversário da Freguesia do Ó (zona norte da capital paulista) - Divulgação/Subprefeitura Freguesia do Ó-Brasilândia

​“A técnica remete a simplicidade da praça comparada sempre ao interior e traz um clima acolhedor que o local mantém”, afirma Giuliana.

O dia ainda vai contar com show da dupla Jane & Herondy na Casa de Cultura Salvador Ligabue, às 19h30. Os músicos vão embalar a noite com o sucesso “Não Se Vá” e hits românticos como "Índia", "Amigos para Sempre", "Fascinação" e "Dois Num Só Coração".

Ao longo de todo o período, uma feira de artesanato estará acontecendo na matriz, que conta com restaurantes e bares. Na Praça Antônia Espinosa Picerne, das 10h às 12h, uma aula de educação física vai acontecer. No mesmo local, das 12h15 às 12h45, acontecerá uma intervenção artística circense e dança hip hop, que vai se estender para a Praça Orgulho Autista, das 14h30 às 15h.

“Ainda que de forma reduzida, sem aglomeração e seguindo todos os protocolos de segurança, optamos por festejar nosso tão querido bairro da Freguesia”, diz o subprefeito Sérgio Gonelli, o Serginho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.